QUATIS
O prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias, e a secretária de Sustentabilidade e Ambiente, Caroline Teixeira Lopes, estiveram no Rio de Janeiro nesta semana para uma reunião com o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. O encontro teve como foco o fortalecimento do programa Limpa Rio e a implantação de uma nova etapa, o Limpa Rio Margens, que vai ampliar a limpeza manual de corpos hídricos no município.
Durante a reunião, o prefeito destacou os avanços proporcionados pelo programa no município. “Desde que o Limpa Rio chegou a Quatis, conseguimos suportar com mais segurança as fortes chuvas. A dragagem e o desassoreamento dos nossos corpos hídricos têm sido fundamentais para minimizar os impactos das enchentes e proteger a população. Agradeço ao governador Cláudio Castro e à equipe da Secretaria de Meio Ambiente por essa parceria que faz a diferença”, afirmou Aluísio.
A boa notícia, segundo o prefeito, é que uma equipe técnica do Estado estará em Quatis já na próxima semana para realizar uma vistoria que dará início às ações do Limpa Rio Margens. A proposta inclui não apenas a limpeza dos rios, mas também a revitalização de trechos com áreas de convivência, como praças, parques infantis e academias ao ar livre, além da atuação em córregos menores onde o maquinário pesado não consegue operar.
O secretário Bernardo Rossi enfatizou que o Limpa Rio é um programa de prevenção climática, fundamental para o enfrentamento de eventos extremos. “Estamos falando de um projeto essencial para a dragagem e desassoreamento, que agora se expande para incluir revitalizações urbanas. O Estado do Rio tem se destacado por preservar sua fauna e flora, e também pela melhoria da qualidade da água após a concessão do saneamento. Em Quatis, vamos começar rapidamente a revitalização de um rio escolhido pela população”, explicou.