Quatis: Água Espalhada recebe obra emergencial na rede pluvial

0

QUATIS

O bairro Água Espalhada, na área urbana de Quatis, recebeu nesta semana a intervenção emergencial da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos para instalação de manilhas na rede de águas pluviais. A ação visa evitar alagamentos com a retenção de água nas vias do bairro, durante temporal. O bairro está situado acima da linha férrea, na parte alta do município.

No dia 18, um temporal provocou o alagamento de ruas e alguns imóveis. A grande quantidade de água proveniente dos morros localizados às margens da Rodovia RJ-143 fez com que uma manilha da rede de águas pluviais se rompesse, provocando a abertura de uma cratera no quintal de uma residência das proximidades. A manilha fica ao lado do muro da moradia afetada. Devido ao seu rompimento, a água invadiu o terreno da casa por baixo do muro, que ficou sob o risco de desmoronamento em razão do problema.

A tubulação favorece o escoamento da rede pluvial

Ao menos quatro novas manilhas doadas pelo DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagens do Estado do Rio de Janeiro) foram colocadas na rede, cuja água da chuva desemboca em um ribeirão abaixo da residência e posteriormente é lançada no Ribeirão dos Quatis. A rede de águas pluviais recuperada passa sob a Rodovia RJ-143, que liga Quatis ao distrito de Amparo, em Barra Mansa. “Ao longo do ano, a Prefeitura de Quatis prioriza as medidas de prevenção contra chuvas, mas entre outubro e março mantemos um esquema especial de prontidão para atender possíveis emergências durante este período em que os temporais costumam cair com mais intensidade. O serviço realizado nesta semana, no bairro Água Espalhada foi emergencial, uma vez que a manilha se rompeu diante da grande quantidade de água proveniente dos morros das proximidades, e tivemos que agir imediatamente para diminuir a possibilidade de novos transtornos”, explicou o prefeito Bruno de Souza (MDB).

AÇÃO

O serviço contou com seis caminhões de escória e um caminhão de terra. Os operários encarregados do trabalho atuaram com o auxílio de uma máquina retroescavadeira e dois caminhões. A Defesa Civil de Quatis pode ser acionada pelos telefones (24) 3353-6266, 99936-6737, além do 3353-6250, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.

error: Conteúdo protegido !