BARRA MANSA
Inovações na educação do município deste ano. Uma delas é o tempo integral, que começa a ser implementado na rede municipal em seis das 72 unidades escolares. Cerca de 4,5 mil alunos serão contemplados com conteúdos além da grade curricular tradicional. Estão previstas oficinas de aulas de xadrez educativo, musicalização, artesanato, empreendedorismo, formação profissional, robótica, atividades esportivas e ensino de línguas – espanhol, francês, inglês e alemão – para alunos do 6º ao 9º ano, e inglês e espanhol – para alunos do 1ª ao 5º ano.
A Secretaria de Educação está atendendo aos pais e responsáveis para esclarecer dúvidas a respeito da implementação do ensino integral. Nesta segunda-feiraforam realizadas três reuniões no bairro Vista Alegre com os pais dos estudantes das Escolas Municipais Eliete de Oliveira Ferreira, Leonel de Moura Brizola e Padre Anchieta. Nesta terça, dia 6, serão realizadas reuniões com os pais das seguintes unidades: Colégio Municipal Prefeito Leonísio Sócrates Batista, bairro Roberto Silveira às 9 horas; CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro às 14 horas e Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Junior, no bairro Boa Vista II às 16 horas.
Segundo o secretário de Educação, Vantoil de Souza, toda estrutura necessária para atender as exigências do PNE (Plano Nacional de Educação), o qual estabelece que até 2024, 50% das escolas públicas devem oferecer educação em tempo integral, está sendo preparada. “A meta é ampliar as possibilidades do universo cultural e o aprendizado de iniciação tecnológica e digital, além de viabilizar maior formação acerca da consciência de uma cultura educacional de paz e de preservação ambiental”, disse.
DATAS ESPECÍFICAS
As aulas da educação integral começam em datas específicas: no dia 19 de fevereiro na Escola Municipal Eliete de Oliveira Ferreira (1º ao 3º ano), Escola Municipal Leonel de Moura Brizola (4º ao 5º ano) e no Colégio Municipal Padre Anchieta (6º ao 9º ano), todas no bairro Vista Alegre. O Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Junior, no Boa Vista II, funcionará com as duas modalidades educacionais, integral para 1º ao 5º ano e regular do 6º ao 9º ano, ambas com aulas a partir do dia 19 deste mês. No dia 1º de março, outras duas escolas começarão as aulas em período integral: Colégio Municipal Prefeito Leonisio Sócrates Batista, no bairro Roberto Silveira para alunos do 1º ao 5º ano e no CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro para estudantes do 6º ao 9º ano.
Os alunos dessas escolas estudarão das 7 às 17 horas. Eles receberão cinco refeições diárias, com café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde e jantar. As escolas foram adaptadas para que os alunos tomem banhos após a prática de atividades físicas.
5 Comentários
O jornal só não publicou que :
os pais foram pegos de surpresa,
que nem todos concordam que os filhos estudem em horário integral,
Que as escolas em Barra Mansa não têm estrutura no momento para um projeto desse porte,
Que por esse motivo muitos alunos não conseguiram vagas nas escolas de seu bairro e terão que se deslocar para outros bairros,
Que o prefeito está passando por cima de tudo e de todos, sem dar ouvidos as argumentações dos pais e alunos.
Bora comentar lá, galera
O jornal faz uma matéria meia boca !!o jornal divulgou na matéria que as mães queriam gravar a reunião mas o cidadão não autorizou?jornal falou que o cidadão lá disse que os pais que não tivesse de acordo que era para colocar no particular?jornal divulgou que o colégios do bairro vista alegre não tem estrutura para isso?o jornal fez uma matéria mostrando o estado atual dos colégios? Matéria meia boca !!!a maioria dos pais foram pego de surpresa por essa notícia como um governo do estado falido e uma cidade que herdou contas de um governo passado e ainda não tem dinheiro para pagar seu servidores em dia quer manter um projeto como esse? Primeiro vamos ver si as escolas tem mesmo estrutura vamos ver si o salários dos professores estão em dia para não haver greve a prefeitura vai conseguir da alimentação direito para os alunos?pq mal dava o uniforme .o prefeito passou por cima de tudo e de todos não quis saber a opinião de quem colocou ele lá dentro
Quando tivermos escola de primeiro mundo tudo bem.no momento as escolas são apenas uma lata de sardinha para comportar essas crianças.o prefeito apareceu no Colégio Eliete falou que ia fazer e acontecer e só fez um puxadinho de 4 por 4 na cozinha.meus filhos são seres humanos .larga essa essa prefeitura prefeito sete um.
Quando tivermos escola de primeiro mundo tudo bem.no momento as escolas são apenas uma lata de sardinha para comportar essas crianças.o prefeito apareceu no Colégio Eliete falou que ia fazer e acontecer e só fez um puxadinho de 4 por 4 na cozinha.meus filhos são seres humanos .larga essa essa prefeitura prefeito sete um.
Não estou aqui defendendo ninguém, mas queria que todos refletisse a respeito do tempo integral ouve sim um manifesto publicado até nas redes sociais e na propria televisão pedindo sua opinião se o povo de Barra Mansa não se atentou sobre isso, me desculpe não tem o direito de falar nada. Realmente as escolas tem muito o que fazer no quesito estrutura, mas penso que em vez de reclamar pq não tenta ajudar. Brasileiro adora meter o pau nas coisas, mas ir lá ajuda ninguém vai. Tudo tem sido pensado da melhor forma possível e com muito carinho pelos profissionais das escolas e vcs em nenhum momento pensou nosso, estão apenas criticando, prefeito, por favor neh, o senhor Rodrigo Drable apenas está cumprindo com uma ordem maior do governo federal quer reclamar vai a Brasília no ministério da educação. Opinião dos pais foi pedida sim no site do MEC alguns meses atrás, vcs sabiam não ne, sites de educação vcs não frequentam me. Acorda Brasil!