BARRA MANSA
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca fez a entrega nesta quinta-feira, 23, de 97 carteiras Nacional do Artesão para profissionais de Barra Mansa durante cerimônia realizada na Flumisul. Agora, a cidade tem 594 pessoas com o documento. Além do prefeito Rodrigo Drable, o secretário de Estado Gustavo Tutuca esteve presente.
O fato foi comemorado pela gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bhella Santos. “Nunca tivemos uma entrega inferior a 80 carteiras e hoje (ontem) batemos novo recorde, com 97. Quem ainda não tem essa carteira pode nos procurar na Flumisul até sábado, de 14 às 17 horas, para iniciarmos o cadastro. Com a carteira, a pessoa pode pagar INSS para se aposentar, ter desconto em diversas lojas e artesanato, participar de feiras em todo o Brasil, ter desconto em curso de inglês em Barra Mansa e estamos vendo outras atividades com o Sebrae, e outras ações que beneficiem o artesão”, destacou.
O prefeito Rodrigo Drable ressaltou a importância do artesanato para Barra Mansa, tanto que não desconsidera que a prefeitura tenha um veículo próprio para levar as artesãs para as feiras, fazendo com que o trabalho seja reconhecido ainda mais pelo Estado e pelo Brasil. “No evento Lagoon realizado no Rio de Janeiro nosso artesanato participou e teve uma venda expressiva. Acordei com o secretário Tutuca que se as feiras forem incluídas no calendário oficial do Estado e a cidade possa participar regularmente, temos o interesse em levar nossos artesãos e vamos disponibilizar um ônibus e, se necessário, adquirir um veículo para isso”, adiantou.
Segundo o secretário de Estado e Turismo, Gustavo Tutuca, as artesãs de Barra Mansa são um exemplo para o Estado. “A entrega das carteiras é mais um passo que demos na cidade para fortalecer o setor. Uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, que valoriza o profissional”, ressaltou Tutuca.
Na Flumisul está presente a van itinerante da Secretaria de Estado de Turismo que é uma loja onde os melhores produtos são colocados. Atualmente o artesanato religioso está em evidência.