Quarta reunião do Arranjo Produtivo do Café do Vale do Café acontece nesta quarta-feira em Pinheiral

0

PINHEIRAL

Acontece hoje a 4ª reunião técnica do Arranjo Produtivo (APL) do Café do Vale do Café. A iniciativa será realizada a partir das 14 horas no auditório da prefeitura, o projeto que tem o objetivo de fortalecer a produção de café, o valorizando como um importante produto turístico para a região.

Após ser lançado em Vassouras, o projeto que passou pelas cidades de Valença, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes vem ganhando cada vez mais força e reconhecimento.

A abertura institucional será realizada pelo prefeito Ednardo Barbosa, pelo Secretário de Desenvolvimento e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa e pela Subsecretária do Estado de Desenvolvimento Econômico, Marina Esteves.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Júlio Barbosa, falou sobre o projeto e as benfeitorias que ele proporciona ao município e a região como um todo. “Pinheiral é uma das cidades que compõem o Vale do Café e isso é motivo de orgulho por entender que fazemos parte de um momento tão importante da história do país. O evento APL do Café foi criado exatamente para incentivar que o ‘produto café não fique apenas na nossa história, mas que vire novamente uma realidade de produção e cultivo. Nosso objetivo é estimular e apoiar nossos produtores ao plantio do café, incentivando e orientando através da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Rural e estimulando através da Secretaria de Turismo o projeto de ‘Turismo Rural que já tem dado muito certo em várias cidades, sendo uma grande vertente para nós”, destaca, acrescentando que com isso, há a geração de renda e novas oportunidades a serem exploradas trazendo desenvolvimento econômico para a cidade.

PROGRAMAÇÃO

Como parte da programação estão inclusos três painéis, sendo: o ‘Fatores Positivos na Reintrodução da Cultura no Vale do Café, ministrado por Paulo Roberto, produtor, cafeicultor e vice presidente da Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (ASCARJ), com início às 14h15min. Logo após, às 15 horas, será o painel de ‘Novas Perspectivas para a Cafeicultura de Montanha no Vale do Café/RJ’, ministrado por Marcelo Motta, produtor e cafeicultor na região do Vale do Café. Para finalizar, Marcos Belo Costa Ferreira, supervisor regional serrano da Emater Rio, ministrará o painel sobre Melhoria da Qualidade da Produção Cafeeira e a Integração entre as Regiões Produtoras’, às 16 horas.