Quarta etapa do mutirão para exames preventivos acontece neste sábado em Resende

0

RESENDE

 Unidades de saúde de nove comunidades de Resende estarão de portas abertas neste sábado, dia 25, para a quarta edição do mutirão de exames preventivos contra o câncer de colo de útero e de mama. O atendimento acontecerá das 8 da manhã até as 16 horas. Nas três edições anteriores, 7 e 21 de julho e 4 de agosto, o mutirão alcançou ao todo, 721 mulheres atendidas.

De acordo com a programação, o atendimento neste sábado será prestado nos Postos de Saúde da Família (PSF’s) da Morada da Barra, Cabral/Alambari, Morro do Cruzeiro, Vicentina, Visconde de Mauá, São Caetano, Baixada da Olaria e Jardim Beira Rio, além do Condomínio Gardênia, localizado no Parque Minas Gerais. “A iniciativa, que visa atender mulheres de todas as idades, acontece aos sábados para facilitar o acesso de quem trabalha fora e não pode comparecer aos postos de saúde nos dias de semana. Durante o atendimento, é feita a coleta de material para realização do exame preventivo do câncer de colo de útero e as mulheres também são incentivadas e orientadas a fazer o autoexame de palpação das mamas para identificar possíveis nódulos”, explicou o secretário de Saúde do Município, Alexandre Vieira.

Em três edições realizadas o mutirão já atendeu um total de 721 mulheres – Ascom Resende.

Para ter acesso aos exames, as mulheres devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa, levando o cartão SUS. A única recomendação é que quem esteja grávida ou em período menstrual não faça o exame, já que as circunstâncias podem alterar o diagnóstico. O câncer de colo de útero e o de mama estão entre as doenças que mais matam mulheres no Brasil e no mundo. Embora possam ser letais, elas podem ser tratadas e curadas em quase 100% dos casos, desde que o diagnóstico seja feito de forma precoce e o tratamento iniciado imediatamente.

PRÓXIMOS MUTIRÕES

Dia 15 de setembro: Postos de Saúde Resende (antigo Posto do Estado), Cidade Alegria (Av. das Mangueiras), Manejo, Liberdade, Paraíso, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Morada da Barra, Morro do Cruzeiro, Engenheiro Passos e Condomínio Gardênia

Dia 6 de outubro: Cidade Alegria (Av. das Mangueiras), Manejo, Jardim Primavera, Cidade Alegria (Rua das Violetas), Clínica da Família (Morada da Montanha), Jardim Alegria, Liberdade, Nova Alegria, Itapuca, Vicentina, Surubi Velho, Novo Surubi, Paraíso e Fazenda da Barra I

Dia 20 de outubro: Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Morada da Barra, Cabral, Morro do Cruzeiro, Cabral/Alambari, Engenheiro Passos, Mauá, São Caetano, Baixada da Olaria, Serrinha, Capelinha, Fumaça e Pedra Selada.