Quarenta anos depois PAC renasce através de reforma promovida pela população

0

BARRA MANSA

FRANCIELE ALEIXO

[email protected]

 

O Ponto de Ação Cultural (PAC) inaugurou no último fim de semana uma série de reformas em sua sede. Para marcar a data, o evento contou com a feira artesanal dos Mercadores do Vale, food truck, apresentação do Projeto Música nas Escolas, artes plásticas, atrações infantis, shows regionais.

Criado em 1979 pelo governo estadual, o PAC de Barra Mansa oferece cursos de artes plásticas, desenho, pintura, escultura e cerâmica para crianças, jovens e adultos. Porém, há mais de dez anos não recebe recursos para sua manutenção.

Por conta disso, o Projeto Renovar o Brasil, coordenado na cidade pelo publicitário Elias Raffide, reuniu artistas, amigos e produtores culturais numa campanha para angariar doações e reformar o espaço.

As obras incluíram a demolição do muro, jardinagem, construção de arquibancada para teatro de rua, pintura, ampliação da entrada lateral, construção de escada principal, construção de depósito e de uma rampa para pessoas com deficiências, PCD.

Após a reforma, de acordo com o coordenador artístico do PAC, Francis Marques, o local passa a oferecer novos cursos: música, literatura, percussão e cinema. “A reforma veio para somar. É o PAC renascendo após 40 anos de vida. A nova cara promove aconchego, fica mais atrativo, chamativo. Com todas essas transformações queremos transformar a cidade em um grande polo das artes visuais”, destaca Francis.

Outra notícia importante é que uma casa de cultura de Paraty quer fazer uma parceria com o local e através dela, serão realizados intercâmbios culturais e formação. “Queremos transformar o PAC em uma casa de artistas, onde possam ter um local para se reunir, um escritório compartilhado”, cita.

NOTÍCIA QUE TRANSFORMA

Recentemente, o PAC completou 40 anos de existência e foi tema de uma matéria especial, publicada em 12 de agosto no A VOZ DA CIDADE. O texto relatava a história e as dificuldades financeiras da instituição.

Sensibilizado com a matéria, o publicitário Elias Raffide resolveu ajudar. “Sempre morei próximo ao PAC, já realizei eventos culturais nesta casa, e, ao ler a matéria no a voz da cidade, e por passar por aqui todos os dias senti a necessidade de ajudar. Conversei com um grupo de empresários, arrecadamos a verba e iniciamos a reforma. De início seria apenas externa, mas resolvemos reformar o interior também, o piso e a iluminação estão precários”, destaca.

Raffide destaca a importância do local. “A intenção de tudo isso é deixar um legado para a cidade de se manter, preservar e enaltecer a cultura e o patrimônio. Espero que ações como essa sirvam de exemplo. De pouquinho em pouquinho conseguimos realizações, essa obra é a prova de que sempre existem possibilidades”, destaca, informando que a obra foi feita em 15 dias e foi 100% financiada através de doações. “Já conseguimos o material para a reforma, mas ainda faltam recursos para pagar a mão de obra”, informa Elias.

Ponto de resistência cultural

O local é único existente dos pontos culturais criados na década de 70. O PAC está localizado à Rua Professor Pedro Vaz, nº 1 – Centro em Barra Mansa, em frente do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca (Ceba), ao qual é vinculado atualmente. Funciona de segunda a sexta-feira a partir das 14 horas. Para o segundo semestre haverá cursos de desenho artístico, pintura, corte e costura, bordado, oficinas de cerâmica, torno, esmaltação.

Atualmente a pinacoteca do local conta com um acervo com mais de 300 obras, entre livros doados pela Biblioteca Nacional, revistas, postais, correspondências, documentos históricos, recortes de jornais, cartazes e eventos.

No ano passado, o PAC passou a ser Ponto de Cultura através da lei Cultura Viva, do Plano Nacional de Cultura. Os Pontos de Cultura são entidades sem fins lucrativos, grupos ou coletivos com ou sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais continuadas em suas comunidades ou territórios. A nova lei traz novidades que visam estimular e fortalecer ainda mais essa rede de gestão cultural. Desde a sua instauração, artistas, coletivos e instituições podem, por meio de uma certificação simplificada, autodeclarar-se como Ponto de Cultura. Até então, apenas as iniciativas fomentadas pelo ministério ganhavam tal certificação.

NOVOS TEMPOS

Há dez anos foi criada a Associação do Ponto de Ação Cultural do Estado do Rio de Janeiro (ApacRJ), com isso, sócios mantenedores, através de mensalidades, colaboram com a preservação do prédio e do acervo.  Também são realizados eventos e cursos para a manutenção do local.

A associação conta com a coordenação artística de Francis Marques, que é bacharel em artes plásticas com especialização em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA- UFRJ), além disso, possui licenciatura plena em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Barra Mansa (ubm), e especialização em produção cultural. Atualmente é responsável pela prática de difusão de artes visuais do PAC.

PAC GERA FRUTOS

De acordo com Francis Marques, do PAC nasceram três grupos culturais em Barra Mansa: O Ateliê Escola, que é uma escola de artes visuais que atua principalmente com desenho artístico. A iniciativa é um diálogo entre as artes visuais, já que não havia nenhum curso profissionalizante como esse na região. Além disso, no local são oferecidos cursos de escultura, pintura, gravura, com pedagogia apropriada.  O Grupo Casa Amarela, nascido da profissionalização de alunos que se dedicam as artes visuais. O grupo é formado por artistas entre professores e alunos que expõem e comercializam seus trabalhos no Rio de Janeiro, São Paulo, e no interior dos estados. O objetivo é difundir a arte popular brasileira; e o Mercadores do Vale, um grupo de vários artesãos que formaram uma associação, através dela, fazem uma feira diferenciada que envolve vários tipos de trabalhos em artesanato e artes visuais.

AJUDE

Bradesco- Agência 0434-conta 0481-2

Associação do Ponto de Ação Cultural-RJ

CNPJ: 13.273.106/0001-00

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/pac-barra-mansa