Qual é o planejamento correto?

0

Uma amiga minha me perguntou: Se você tivesse todo o dinheiro que quisesse, o que compraria? Na hora respondi – Um Iate! Depois, refletindo, eu pensei: Para que eu quero comprar um Iate se eu tenho medo do mar? Será que a minha cabeça está me sabotando porque toda hora vejo propagandas e postagens de vidas felizes e luxuosas a bordo de um Iate?

Durante a vida a gente esbarra com conceitos pré-formados pelo meio social que pertencemos que nem sempre se encaixa com o planejamento que desejamos, e por isso podem nos atrapalhar e muito a alcançar o que realmente nos propomos a fazer. Ouvimos que todo mundo precisa ter uma casa própria, que todo pai ou mãe precisa fazer uma poupança para a criança, entre outras decisões que envolvem mudanças nas finanças e parecem obrigatórias, mas nem sempre fazem sentido dentro do seu planejamento.

Morar de aluguel não é sinônimo de fracasso. Dependendo do seu momento de vida, isso pode ser muito mais eficiente na hora de construir sua reserva. Quanto a poupança, não sou expert no assunto, não tenho filhos, mas durante todo esse tempo que auxilio o planejamento financeiro de tanta gente, vi que o melhor presente que os pais podem deixar para os filhos é não depender deles no futuro. Não tem nada de errado em fazer uma reserva para as crianças, desde que não seja em detrimento da aposentadoria.

A validação social é algo muito importante para todos os seres humanos, isso nos faz sentir partes de um meio, e logo, protegidos. Romper com os ideais de sucesso que não são os nossos é uma tarefa difícil sim, mas fazem parte da construção de uma vida de satisfação, com o seu sucesso pessoal e sem frustrações. Não estou dizendo que não haverá frustrações, todos têm, mas elas são menos frequentes quando o seu planejamento atende aos seus desejos.

Parafraseando Sócrates: Conhece-te a ti mesmo. Esse é o caminho para descobrir o que realmente é o sucesso para você e como se planejar para alcançar. Se acredita que a sua felicidade está em realizar coisas diferentes que as pessoas que ama te orientou a fazer, ou se o seu planejamento financeiro pessoal está bem diferente do convencional, mantenha o foco e tenha coragem que você chega lá.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !