RESENDE
O jovem pugilista resendense João Gabriel Muniz, de 21 anos, conhecido como “Pei”, conquistou neste final de semana o primeiro lugar no Campeonato Estadual de Estreantes, realizado pela Federação de Boxe do Estado do Rio de Janeiro (FEBERJ), entidade filiada à Confederação Brasileira de Boxe (CBBOXE). Além do título de campeão invicto, o atleta foi eleito o Melhor Atleta da competição, destacando seu potencial e dedicação ao boxe.
O Campeonato Estadual, disputado nos dias 15, 16 e 23, foi realizado na sede da FEBERJ, na capital fluminense. O evento marcou um importante passo na carreira dos jovens boxeadores, abrindo caminho para futuras competições de alto nível e, possivelmente, para representarem o Brasil em Jogos Olímpicos.
João Gabriel demonstrou talento e domínio técnico ao longo do torneio, vencendo todas as suas três lutas. Ele iniciou sua campanha com uma vitória por decisão unânime dos juízes na primeira luta. Nas duas lutas seguintes, impôs um ritmo forte e venceu ambas por RSC (Referee Stops Contest), quando o árbitro interrompe a luta para garantir a segurança dos competidores.

Pugilista de Resende comemora vitória com equipe da Boxing Training Lab – Divulgação
O atleta falou sobre a conquista no primeiro campeonato que participou. “Há dois anos eu sonhava com esta oportunidade de poder subir em um ringue pela primeira vez, participar de uma luta e de um Campeonato Estadual. Para mim, é uma grande conquista e ainda não caiu a ficha direito. Estou muito feliz e acredito que seja apenas o começo, pois o boxe não é um esporte fácil e precisa de muita dedicação,” disse João Gabriel.
A conquista de João Gabriel foi comemorada pela academia Boxing Training Lab (BTL). “Para nós da BTL, é uma conquista muito importante, que coroa um trabalho que estamos fazendo há anos com diversos atletas. Além do mérito de João Gabriel, precisamos reconhecer o auxílio e apoio dos demais treinadores e alunos da academia, que ajudaram não só nos treinos, mas também financeiramente,” contou Leonardo Pimentel, treinador e head coach da BTL. A academia é referência em democratizar o boxe entre crianças, mulheres, idosos e também desenvolver novos prodígios do esporte.
Pimentel destacou que o torneio é um marco na carreira de jovens boxeadores: “Para atletas como João Gabriel Muniz, a participação neste torneio é o início de uma jornada que pode levá-los a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos. Com o desempenho impressionante, João Gabriel mostra que está pronto para desafios ainda maiores no boxe nacional,” concluiu o treinador.