Projetos para alavancar o turismo de Angra dos Reis são apresentados

0

ANGRA DOS REIS

A cidade recebeu nesta segunda-feira, 17, uma comitiva formada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; o senador Flávio Bolsonaro (PSL), o deputado federal Hélio Lopes (PSL) e o secretário de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca. Eles foram recepcionados pelo prefeito Fernando Jordão (MDB).  Foram apresentados três importantes projetos para alavancar o turismo de Angra dos Reis.

A ação é do governo federal, em parceria com a prefeitura, visando desenvolver e qualificar o turismo na cidade. Já tinham acontecido antes diversos encontros entre as equipes técnicas.

O primeiro projeto é da ampliação do Aeroporto de Angra dos Reis. Os representantes da concessionária Angra Aero-Porto, administradora da iniciativa, Marco Aurélio Galvão e Carlos Alberto Gravatá Galvão, falaram sobre a ampliação do empreendimento, projeto que vem sendo sonhado há muitos anos.  Com a concretização das obras, a pista passará para 1,3 mil metros e vai receber aviões com capacidade para 15 ou 19 lugares. A implantação de voos regionais pode se tornar realidade e conversas com empresas já acontecerem. Justificando a importância da obra, os administradores informaram que, somente no Ano Novo, ocorreram 500 pousos no aeroporto.

Além da ampliação da pista, o projeto inclui a construção de um Centro de Convenções que terá acesso por terra, ar e mar. A expectativa é de que, em maio, ocorra a licitação para as obras do aeroporto, que já possuem as licenças necessárias.

MARINA PORTO SÃO BENTO

Em seguida, o escritório de arquitetura, Def Projetos, apresentou o projeto da Marina Porto São Bento, que pretende “requalificar o Centro de Angra, tanto para seus habitantes quanto para o turismo, tornando a cidade em si um atrativo e não apenas ponto de chegada e partida para o mar”.

No local está previsto um terminal internacional para a parada de transatlânticos, marinas seca e molhada, hotel, centro de convenções, entre outras benfeitorias. Só de empregos diretos, seriam criadas quatro mil vagas.

PORTO DE ANGRA

Em seguida, o diretor da Splenda (nova administradora do Porto de Angra), Paulo Marcílio, também realizou uma apresentação envolvendo os novos objetivos do local. A ideia é desenvolver projetos voltados para o turismo e apoio offshore. O objetivo é integrar o novo porto com os projetos turísticos da prefeitura e isso se daria com a reforma e ampliação do Cais da Lapa, que receberia entre outras melhorias, lojas e praça de alimentação. Para que isso aconteça serão necessários alguns investimentos, como: ampliação do canal de acesso para permitir navegação de transatlânticos; construção de píer com atracação de navios e a construção de terminal de passageiros com serviços ao turista.

Ministro do Turismo, o senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Hélio Lopes foram um dos presentes – Wagner Gusmão PMAR

MAIS ANÚNCIOS

O prefeito Fernando Jordão agradeceu ao presidente da República Jair Bolsonaro.  Disse que pela primeira vez um presidente envia o ministro do Turismo para ser o interlocutor com a cidade. Agradeceu ainda a agilidade do atual governo em liberar as obras para a duplicação da Avenida Ayrton Senna. Essa obra vai acabar com um antigo gargalo no trânsito, o que facilitará o trânsito para os moradores e também para os turistas que visitam a cidade.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio ainda lembrou que o governo federal está próximo de  liberar mais de R$ 15 milhões para serem investidos em projetos turísticos de Angra. A verba será destinada para adequação e junção do Cais dos Pescadores do Cais de Santa Luzia, para iluminação de monumentos históricos e construções do píer da Costeirinha, do centro de convenções, do mirante da praia das Gordas, do polo cultural da Vila Histórica de Mambucaba e do Centro de Informações Turísticas.

O senador Flávio Bolsonaro fez um anúncio que vai somar ao projeto de transformar Angra em uma Cancun. “Essa semana ainda estou dando entrada, no Congresso, na Frente Parlamentar pela Cancun brasileira. Eu já apresentei o projeto para transformar a Costa Verde em uma região de interesse turístico porque é óbvio que qualquer um que tenha o mínimo de percepção vê um enorme potencial. A presença do ministro fala bastante sobre a prioridade que vamos dar para essa região”, informou o senador.

SEGURANÇA PÚBLICA

O senador ainda anunciou a construção de um novo posto da Polícia Rodoviária Federal em Angra. “Eu já consegui disponibilizar R$ 4 milhões para a construção de um grande posto da PRF aqui em Angra dos Reis, na beira da Rio-Santos. Temos também que trazer a segurança pública cada vez com mais força para cá. O ministro Moro também informou que fará o que estiver ao alcance dele para aumentar o efetivo. Há um esforço de todos os atores para que Angra possa voltar a viver em paz, com tranquilidade”, adiantou Flávio Bolsonaro.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !