Projetos desenvolvidos em Resende são destaques no Prêmio Progredir

0

RESENDE

Ao menos dois projetos que fazem parte das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos foram destacados na relação de atividades analisadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, nas cidades da região Sudeste durante a avaliação do Prêmio Progredir. Segundo dados do governo federal, os projetos Sine Itinerante Social, do Sine Resende, e as Oficinas Socioeducativas, da Fundação Confiar estão entre as 11 melhores posições dentre os 118 projetos inscritos pelos municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O Ministério do Desenvolvimento Social contabilizou total de 384 projetos inscritos, sendo 362 habilitados.

O resultado do Prêmio Progredir foi revelado recentemente, demonstrando que o Sine Itinerante Social recebeu nota 83 dos técnicos que avaliaram a iniciativa ficando na sétima colocação, junto de projetos de Vitória (ES) e Camanducaia (MG). O trabalho desenvolvido pela Fundação Confiar obteve nota 81, ficando na 11ª colocação. “Esta foi a primeira vez que inscrevemos nossos projetos sociais em um concurso nacional e já conseguimos ficar entre os onze melhores colocados da região Sudeste, que recebeu o segundo maior número de inscrições no concurso. O Sine Itinerante Social, que ficou em sétimo lugar na classificação geral e em primeiro no Estado, foi criado há menos de um ano”, declarou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jéssica Pavone.

As ações do Sine Itinerante Social permitem a intermediação entre o empregador e o cidadão

Apesar da boa colocação, ambos os projetos não avançaram para a etapa final do Prêmio Progredir. Apenas os dois primeiros colocados de cada região foram indicados. No caso da região Sudeste, os finalistas são: Programa de Qualificação Profissional, Geração de Emprego e Renda para o Vianense – Viana (ES) e Abrindo Caminhos para Seguir em Frente – Andradas (MG). Os representantes dos municípios finalistas apresentarão as iniciativas para a comissão julgadora do prêmio no dia 14 de março, em Brasília (DF). Segundo o edital do prêmio, há a possibilidade de o ente federado do projeto vencedor celebrar convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social no valor de até R$ 1 milhão para ampliação ou implementação da ação. Além disso, cada equipe vencedora receberá troféu, placa, medalhas e certificados na cerimônia que será realizada em 15 de março, em Brasília.

PROGREDIR

O Prêmio Progredir é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social para reconhecer as ações desenvolvidas pelos municípios visando à inclusão de pessoas de baixa renda, ou em situação de vulnerabilidade social, no mercado de trabalho, através da reinserção ou da qualificação de trabalhadores.

O Sine Itinerante Social busca recolocar os trabalhadores no mercado e as Oficinas da Fundação Confiar são voltadas para a qualificação profissional de adolescentes entre 14 e 17 anos. O Confiar manterá em 2018 o total de sete oficinas que beneficiarão 430 adolescentes.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !