VALENÇA
Nesta terça-feira, dia 2, será realizada a primeira sessão ordinária da Câmara de Valença. Segundo o presidente da Casa, o vereador Naldo, o encontro será para votar nos membros das comissões permanentes, entre elas a de ética. Ainda de acordo com Naldo, após isso, na quinta-feira, dia 4, serão apresentados dois projetos de quebra de decoro parlamentar contra os vereadores Fabio Ramos e Saulo Correa, em decorrência dos acontecimentos do dia 1º de janeiro, durante votação da Mesa Diretora.
Segundo Naldo, o decoro parlamentar é votado quando há falta de conduta dentro da casa e caso seja aprovado, os parlamentares podem ser cassados. Para isso, é necessário o voto favorável de dois terços dos membros da Câmara, ou seja, dos 12 vereadores de Valença, oito devem votar favor.
“Vamos marcar presença nessa questão, porque o que aconteceu não foi algo simples, foi sério. O vereador Fábio rasgou o papel da minha mão e Saulo tomou meu microfone, quando foi finalizada a votação da Mesa Diretora no dia 1º de janeiro. Isso foi uma falta de conduta dentro da Câmara Legislativa”, destacou o presidente da Casa.
‘Câmara em estado precário’
Naldo ainda destacou que a Casa está em estado precário e será necessária uma atenção especial para isso. Ele explicou que há locais com goteiras, máquinas travadas, falta de material e carros quebrados. “Tivemos que gastar mais de R$ 4 mil para recuperar um veículo e outro teve que ser dada a baixa. A Câmara está abandonada, ficou um curral no lugar”, contou.
O presidente da Câmara ainda afirmou que será realizada uma auditoria das contas anteriores e que não trabalhará com devolução antecipada dos valores, a não ser que haja uma necessidade pública. “Não estou atendendo a pedidos externos, porque isso prejudica a independência da Casa. Somos três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. Temos que ser harmônicos, mas independentes”, finalizou.