Projetos apresentados no Ideathon StartVR foram pré-selecionados para a Incubadora de Negócios da EPD-V

0

Todos os projetos apresentados no Ideathon StartVR, primeira etapa da terceira edição do StartVR, que aconteceu no último final de semana em Volta Redonda, foram pré-selecionados para participarem da incubadora de negócios da EPD-VR. Além da incubação, os três projetos com melhor avaliação também foram contemplados com premiações diversas, que irão auxiliar a continuidade do programa.

O diretor-presidente da EPD-VR, Matheus Moreira Cruz, informou que a dinâmica do evento foi formar equipes em torno das melhores ideias, determinadas por votação, e a partir daí são 28 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. No final da ação, os projetos serão apresentados para uma banca de jurados que avaliarão todos os aspectos envolvidos na construção de uma solução inovadora. Os participantes puderam contar também com a ajuda de mentores de diversas áreas durante todo o processo de construção e validação das soluções.

IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DA EPD-VR

Ainda de acordo com o diretor-presidente da EPD-VR, é muito importante para a instituição participar do Ideathon. Explicou que as pessoas que ainda não tinham nada pronto, puderam dentro do evento trabalhar em conjunto e tirar essas ideias do papel. Lembrou também que ao final do processo, até cinco empresas selecionadas serão encubadas pela EPD-VR. Durante 12 meses será fornecida infraestrutura compartilhada para três membros de cada equipe. “Além de consultoria e mentorias dedicadas com especialistas, será dado todo suporte necessário no desenvolvimento inicial das empresas”, explicou o diretor.

Vale lembrar que a segunda etapa do StartVR é a Trilha Sebrae-RJ, que ocorrerá no próximo dia 19. Será uma capacitação de como abrir e gerir uma empresa, criar o Mínimo Produto Viável (MVP), montar um plano de negócios, entre outros tópicos. A terceira etapa é o Demoday StartVR, evento para debate sobre inovação e tecnologia na região e seleção das soluções mais inovadoras. Maiores informações podem ser obtidas no site www.startvr.com.br.

 

Segundo destacou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PSDB), o Poder Público deve investir em propostas e ações que possam melhorar e otimizar a máquina pública. “Precisamos investir em ideias inovadoras e queremos a contribuição de todos. Eventos como o Ideathon, vêm recebendo a atenção da nossa gestão, que é apoiada nos princípios da transparência e da eficiência”, destacou.

CAPACITAÇÃO E STARTUP WEEKEND

Samuca informou ainda que a cidade já realizou o 1º Seminário Sul Fluminense de Governança em Tecnologia da Informação. “Firmamos parceria com a Oracle para capacitar nossos professores, além do Startup Weekend, que estimulou a criação de startups”, disse o prefeito, lembrando que trocar experiências e propor soluções inovadoras para o Poder Público. “Esse foi o principal objetivo do evento Ideathon, realizado sábado, 5, e domingo, 6, em Volta Redonda.

O encontro, que aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), no bairro Aterrado, foi promovida pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Empresa de Processamento de Dados (EPD-VR), em parceria com a CDL-VR, o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e a Theia – Educação de Impacto.