Projeto ‘Zumba para Todos’ retornam as aulas presenciais em Itatiaia

0

ITATIAIA

As aulas do projeto “Zumba para Todos”, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer do município, voltaram a ser ministradas. O retorno das atividades segue todas as medidas de higiene contra o novo coronavírus (Covid-19), recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o uso de máscara e álcool em gel. Os treinamentos estão acontecendo uma vez por semana em quatro polos no município, entre eles, Centro, Campo Alegre, Vila Flórida e Vila Pinheiro.

A Zumba é uma atividade física aeróbica tradicional, que apresenta movimentos de dança e coreografias, fazendo a mistura de vários ritmos latinos e internacionais. Lançado em 2018, pela Prefeitura de Itatiaia, o projeto “Zumba para Todos” tem o objetivo de proporcionar, por meio de atividades de interação com o público, bem-estar, autoestima e qualidade de vida.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Adriana Leal, as aulas, contam com um número limitado de alunos, chegando ao máximo 20 participantes. “Atualmente contamos com cerca de 150 alunos, porém aqueles com mais de mais de 60 anos ou com doenças preexistentes, como hipertensão, diabetes, entre outros, estão temporariamente afastados, por conta dos protocolos de saúde da pandemia do Covid-19. Então estamos trabalhando com um uma média de 20 alunos por aula”, explicou Adriana, informando ainda que para participar das aulas é exigido que todos cheguem ao local de máscaras.

Antes de iniciar as aulas as alunas também devem higienizar as mãos com o álcool em gel que é disponibilizado na entrada. “Para retornarmos com as atividades seguimos todas as medidas de higiene recomendadas. As aulas também estão sendo realizadas com o distanciamento necessário entre as nossas alunas”, disse a coordenadora, lembrando que a falta de exercícios físicos, principalmente no período de pandemia pode acarretar o estresse emocional. “A atividade física é muito importante nesse momento, pois pode ajudar na melhoria da saúde, proporcionando a perda de peso e até mesmo a melhora do humor e da qualidade de vida”, ressalta.

CRONOGRAMA

De acordo com o cronograma as aulas acontecem uma vez por semana em cada unidade. No centro as atividades são realizadas todas as segundas-feiras, às 19 horas, no Estádio Municipal Antônio Corrêa. No mesmo dia também acontecem aulas na quadra do Colégio Léa Duarte Jardim, na Vila Flórida. No bairro Campo Alegre, os encontros são as terças-feiras, às 18h30min, na quadra de esportes e na Vila Pinheiro, às 19h30min, são realizados os treinamentos na quadra ao lado da Associação de Moradores do bairro.

AULAS ON-LINE

Além das aulas presenciais, o Projeto “Zumba para Todos” também disponibiliza aulas on-line. Os treinos podem ser acompanhados ao vivo por meio de um link disponibilizado via Whatsapp aos alunos matriculados regularmente no projeto. O objetivo é fazer com que os participantes não percam o ritmo das aulas.