Projeto TecnoMaker promove em Barra Mansa a 4ª edição do Campeonato de Jogos Educacionais Digitais

Iniciativa da Secretaria de Educação incentiva criatividade, raciocínio lógico e protagonismo dos alunos da rede municipal

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 10 25 at 15.54.31

BARRA MANSA

Foi realizado neste sábado, dia 25, pela Secretaria de Educação (SME), de Barra Mansa, a 4ª edição do Campeonato de Jogos Educacionais Digitais, promovido pelo Projeto TecnoMaker. A iniciativa envolve estudantes da rede municipal de ensino, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de estimular o raciocínio lógico, a criatividade e o protagonismo dos alunos através do uso de tecnologias educacionais.

O Projeto TecnoMaker unifica as ações “Informática na Escola” e “Robótica na Escola”, oferecendo aos alunos experiências inovadoras de aprendizagem por meio de recursos tecnológicos. A proposta busca estimular o pensamento criativo, o trabalho em equipe e o protagonismo estudantil, além de promover a inclusão digital e a integração entre diferentes áreas do conhecimento.

Os estudantes receberam os QR Codes de acesso aos jogos nas unidades escolares e durante as aulas do Projeto TecnoMaker. Além disso, os links também foram disponibilizados nos grupos de WhatsApp das turmas, garantindo a participação de todos. A premiação segue o regulamento enviado às escolas e será divulgada após o encerramento das etapas. O campeonato está dividido em oito modalidades: Educação Infantil, 1º ano, 2º/3º ano, 4º/5º ano, 6º/7º ano, 8º/9º ano, EJA Fase I e EJA Fase II. As etapas incluem a divulgação nas unidades escolares, a participação nos Jogos Educacionais Digitais, a publicação dos três primeiros colocados em cada categoria no canal da SME “Do Aprender ao Ensinar”, às 18h do dia 27 de outubro, e a cerimônia de premiação, cuja data e local serão anunciados nos próximos dias.

A secretária de Educação, Linamar Carvalho, destacou a importância do uso de ferramentas tecnológicas como apoio às práticas pedagógicas. “O uso dos jogos digitais na educação é um recurso que transforma a sala de aula em um ambiente mais dinâmico e participativo. Essa metodologia desperta o interesse dos alunos, promove a interação entre os colegas e potencializa habilidades cognitivas e socioemocionais. Através de iniciativas como o TecnoMaker, reforçamos o compromisso da Secretaria de Educação em oferecer uma aprendizagem significativa e conectada à realidade dos nossos estudantes”, afirmou.

A coordenadora e assessora do Projeto TecnoMaker, Débora Laurindo, explicou que o campeonato tem o papel de integrar diversão, tecnologia e aprendizado. “O campeonato é uma das formas mais criativas de integrar tecnologia e educação. Ao jogar, os alunos aprendem a resolver problemas, pensar estrategicamente e trabalhar em equipe. Cada edição é uma celebração do aprendizado ativo, da autonomia e da curiosidade — elementos que tornam o ensino mais prazeroso e transformador”, ressaltou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos