QUATIS
O projeto educacional “SuperAção”, implementado pela Prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria de Educação, com o objetivo de recuperar o desenvolvimento escolar afetado em consequências da pandemia da Covid-19, retornou neste mês. O prefeito Aluísio d’Elias e a secretária de Educação do município, Ivone Bento, participaram da aula inaugural, na semana passada, no CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário. Os estudantes do 4º ao 9º ano das escolas da rede municipal de Ensino foram preparados para o novo ano letivo.
De acordo com a Secretaria de Educação, os estudantes participam de aulas de reforço de Português e de Matemática. Por meio de diversos conteúdos e atividades de gramáticas, leitura, interpretação e cálculos, os alunos têm a oportunidade de resgatar o aprendizado e o ciclo de alfabetização que foi afastado do espaço físico escolar. “A proposta visa resgatar o aprendizado escolar do aluno, que foi afetado durante a pandemia da Covid-19”, explicou a secretária Ivone Bento. Ela ainda contou que o programa tem como proposta o desenvolvimento de atividades para o intensivão de estudos visando a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para os alunos dos quintos e nonos anos e a recomposição de aprendizagem com foco em leitura e escrita para alunos de 4º, 6º e 7º anos, afetados pedagogicamente pelo distanciamento do ambiente escolar durante a pandemia.
Cerca de 400 estudantes vão participar do projeto SuperAção. A novidade é que este ano, o projeto acontecerá nos distritos duas vezes por semana, no período contraturno dos estudantes.