Projeto social promove de Festa de 15 anos de meninas carentes

0

RESENDE

Quinze meninas irão realizar nesta sexta-feira, dia 10, o sonho de ter uma festa de 15 anos. Elas fazem parte do projeto Debut, promovido pela Iniciativa Debut que este ano chega ao seu terceiro ano consecutivo.  O projeto destina-se a jovens nascidas em 2002, que estão na idade de debutar. O evento acontecerá no espaço de festa Lenas Buffet, situado na Rua Dr. Mário Jardim Freire, 40, no bairro Boa Vista.

O Projeto, que tem cunho social, foi idealizado em 2015 por um grupo de amigos que se reuniram com o propósito de servir ao próximo e a partir daí montaram uma corrente do bem para transformar o projeto em realidade.

De acordo com o coordenador da Iniciativa Debut, Braga Junior, a proposta é  realizar sonhos e reunir meninas carentes da rede pública de ensino de Resende em uma grande festa de 15 anos. “O baile vem para coroar todas as atividades que realizamos ao longo do ano com nossas princesas. Nosso objetivo é despertar nessas jovens o desejo de serem agentes de mudança no meio em que vivem e para isso desenvolvemos com elas um processo global de formação a partir de nossos princípios que são Deus, a Pátria e a Família”, explicou o coordenador.

A festa é feita inteiramente com doações de parceiros e patrocinadores, além da ajuda das debutantes que ao longo do ano venderam rifas e realizaram diversas outras tarefas para arrecadar fundos. Para serem uma das 15 debutantes, as candidatas preencheram uma ficha e fizeram um texto onde deveriam dizer por que mereciam a festa. Além disso, foram analisados a renda familiar e o desempenho escolar.

As 15 debutantes são das seguintes unidades de ensino: Colégio José Medeiros, Colégio Estadual Oliveira Botelho, Escola Surubi, Colégio Marieta Salles Cunha, Colégio Estadual João Maia, Colégio Getúlio Vargas, CIEP 347, CIEP 489 e Colégio Estadual Olavo Bilac.

Para Braga Júnior, um dos grandes diferenciais do projeto é a extensa e variada agenda de atividades desenvolvidas, onde não apenas as debutantes participam, mas também pais e amigos, tornando esta fase especial para todos. São oficinas, palestras, atividades socioeducativas e workshops que tem a função de preparar debutantes e familiares para a grande noite do Baile de Debutantes. “Nossa equipe é formada por voluntários que doam um pouco do seu tempo no acompanhamento de nossas princesas. Foram meses de preparação até este grande dia, por isso é sempre um grande desafio conseguir pessoas disponíveis para trabalharem conosco”, ressaltou Braga.

A lista de debutantes é a seguinte: Yasmin Carla (do bairro Fazenda da Barra III), Yasmim Vitória (bairro Cidade Alegria), Talita Silva (bairro Baixada da Olaria), Rhayla Vitória (bairro Paraíso), Maria Eduarda B. (bairro Paraíso), Maria Eduarda P. (bairro Toyota II), Marcelly Freitas (bairro Vila Isabel), Kethelyn Marins (bairro Paraíso), Kethelly Maria (Baixada da Olaria), Kelly da Silva (bairro Morro do Cruzeiro), Gabriela Silva (bairro Vicentina), Estefânia Almeida (bairro Baixada da Olaria), Camila Santos (bairro Surubi Velho), Ariadne Silva (bairro Vila Isabel) e Ana Karolina (bairro Paraíso).