VOLTA REDONDA
Às 20 horas de hoje, dia 19, acontece em Volta Redonda o projeto Serenata Tupi. O evento contará com a participação do compositor e ambientalista Sérgio Vieira e participação especial de Rodrigo Vieira na percussão. Aberto à comunidade, o projeto acontecerá na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus Aterrado.
Segundo os organizadores, o evento visa compartilhar, no meio acadêmico e comunidade, através de uma Palestra-Concerto, os resultados do projeto de implantação de escolas indígenas realizado na Amazônia pelo compositor e ambientalista Sérgio Vieira junto à etnia indígena Parakanã (Tupi), através do Programa Parakanã (Convênio Eletronorte-Funai).
Ele explica que nesse projeto, utilizou a música como um dos principais recursos metodológicos (os indígenas escreveram poemas no próprio dialeto, os quais foram musicados por Sérgio Vieira com ritmos da MPB). “O que revolucionou, não só a escola, como também toda a comunidade indígena, que esteve ameaçada de extinção nas décadas de 60 e 70 e que, a partir desse trabalho, retomou o crescimento demográfico com sustentabilidade, sendo que a sua população, passou de 380 (1992) para 1500 habitantes atualmente”, explicou Sérgio.
O projeto Serenata Tupi foi selecionado em 2021 no Edital Retomada Cultural II da SECEC-RJ (Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro), contando, portanto, com o patrocínio do Governo do Estado do RJ.
Acompanhado por seu violão e pela percussão de Rodrigo Vieira, durante aproximadamente 1 hora, Sérgio aborda os principais aspectos da sua importante experiência de vida junto ao povo Parakanã, transitando por temas como: educação, música, história, diversidade cultural e sustentabilidade.
O público poderá participar fazendo perguntas e comentários ao final da apresentação.
Compositor e Ambientalista, Sergio Vieira é natural de Volta Redonda e viveu na Amazônia durante cinco anos pesquisando a cultura do povo indígena Parakanã, através do Convênio Eletronorte-Funai.
Nos últimos anos ele vem compartilhando os resultados da sua convivência com os povos indígenas através de palestras-concertos, projetos culturais, educativos e exposições fotográficas em diversas instituições públicas e privadas.
Atualmente, entre outros projetos, prepara-se para o lançamento do livro “Vozes Silenciadas – Povos Indígenas no Rio de Janeiro” – Editora Estação das Artes e o single duplo “Sérgio Vieira” – Gravadora Estação das Artes, incluindo a música Awaeté (Gente de Verdade), composição feita em parceria com o guitarrista Toninho Horta e “Milagre das Águas”, composição de sua autoria feita em homenagem ao Rio Paraíba do Sul.