Projeto Saber Mais incentiva a qualificação nas Agulhas Negras

0

AGULHAS NEGRAS

O Projeto Saber Mais é uma realidade para 76 jovens moradores de Resende e Itatiaia com cursos de qualificação promovidos pela Firjan Senai Resende, em parceria com a Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A turma conta com alunos de Itatiaia e Resende, com aulas na unidade de Resende, situada no bairro Jardim Jalisco. As oportunidades ocorrem nos cursos de Eletricista de Automóveis e Instalação de Equipamentos de Som e Alarme em Automóveis, e o de Fundamentos de Eletricidade, NR 10 e Instalação de Sistemas Elétricos Prediais.

De acordo com a gerente operacional da Firjan Senai Resende, Maria do Carmo Novais, a parceria com a INB e os municípios envolvidos tem inserido profissionais mais capacitados no competitivo mercado de trabalho. “Essa é uma parceria solida. Para se ter uma ideia, já é a sexta turma que formamos, e o principal objetivo é desenvolver e capacitar jovens da região de Resende, Itatiaia e adjacências, para que eles tenham a chance de adquirir uma boa oportunidade”, disse a representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. A aula inaugural dos cursos ocorreu na segunda-feira, 2, Além de preparar e capacitar novos profissionais para a entrada no mercado de trabalho, o curso ainda ensina educação comportamental e hábitos relacionados à disciplina, e treinamento nas funções práticas.

O aluno Jeferson de Paula Cabral, 29 anos, de Itatiaia, se inscreveu no curso de Eletricista Automotivo. “Esse curso eu já queria fazer a bastante tempo e nunca consegui porque ele é muito caro, custa em torno de uns R$ 2,5 mil, isso sem contar os custos com a passagem e alimentação, que aqui no curso, também vamos receber inclusos. No momento estou desempregado e como sempre tive interesse nesta área, agora quero agarrar essa oportunidade e quem sabe mais para frente abrir o meu próprio negócio”, disse o aluno.

Tanto em Resende quanto em Itatiaia os jovens realizaram uma prova de seleção. Em Itatiaia a avaliação foi aplicada no Núcleo de Emprego e Qualificação (NEQ), no Centro. “Na seleção fizemos uma prova no NEQ, e eu queria muito essa oportunidade. Escolhi o curso por causa da minha área que é em Engenharia de Controle de Automação. E mais tarde pretendo fazer também uma pós”, comentou a estudante Jennifer Oliveira, de 24 anos, aluna da formação em Eletricista Predial.

O Saber Mais busca, através de parcerias, manter o compromisso social de democratizar o conhecimento. “A INB é uma empresa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, que tem os olhos no futuro. O programa Saber Mais oferece às comunidades vizinhas às instalações industriais da INB  possibilidade de acesso ao mercado de trabalho e experiências no currículo”, afirma Fábio Ramos, o assessor especial da Presidência da INB.