RESENDE
Os moradores do bairro Cidade Alegria receberam na manhã deste sábado, 16, a primeira edição do projeto Resende Cidadã, que ofereceu serviços públicos e atividades sociais a população. A ação, que aconteceu no Parque Coophasul, na Rua dos Umbus, no bairro Cidade Alegria, entre 9 horas e meio-dia, reuniu dezenas de pessoas, que aproveitaram para tirar dúvidas jurídicas, deixar currículos com as equipes do posto municipal do Sistema Nacional de Emprego (Sine Resende), além de conhecer melhor o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos acerca dos moradores que se encontram em vulnerabilidade social.
Além do cunho social, o Resende Cidadã ofereceu atividades de esporte, que agradaram as famílias que passaram pela área de lazer. Outra boa notícia foi a presença das equipes do setor odontológico da Prefeitura, que apresentaram pela primeira vez a Unidade Móvel de Saúde Bucal a população, com palestras, teatros e exames de diagnóstico de câncer bucal.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, a ação foi elaborada a partir do conceito do antigo ‘Balcão de Direitos’, que passou por uma reformulação visando expandir as atividades inseridas e otimizar a temática cidadania. “A intenção da reestruturação foi aumentar o número de serviços oferecidos, além de dar uma nova roupagem para valorizar a questão do exercício da cidadania. O ‘Balcão de Direitos’ reunia basicamente ações da Saúde e da Assistência Social. Atualmente, temos aproximadamente 30 parceiros articulados, entre serviços públicos municipais e estaduais, setores privados e organizações da sociedade civil”, explica.
O governo ressalta que o Resende Cidadã busca a inclusão social e a viabilização de direitos e a intenção é proporcionar uma manhã de atividades, em um sábado por mês, com atendimentos e orientações nas áreas da saúde, assistência social, trabalho, educação, cultura e do esporte e lazer para todas as faixas etárias. Entre os órgãos e serviços municipais envolvidos estão o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Toyota; Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam); Coordenadoria da Mulher; Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas); Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop).
Também integra o projeto o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); e Ouvidoria da Prefeitura, entre outros. Representantes do Procon, órgão destinado à proteção e defesa do consumidor, e do 79º Grupo Escoteiro Agulhas Negras também participaram. O local da próxima edição será divulgado em breve, pelo governo municipal.