BARRA MANSA
O vereador Klevis Farmacêutico apresentou um projeto de lei que institui, em Barra Mansa, o Programa Remédio em Casa. A proposta tem como objetivo garantir a entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo a pacientes idosos e/ou portadores de doenças crônicas cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o vereador, a iniciativa busca assegurar a continuidade do tratamento para pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior controle clínico e contribuindo para a redução da mortalidade. “A saúde é um direito de todos, garantido pela Constituição Federal. Nosso foco é atender pacientes que enfrentam dificuldades para retirar seus medicamentos, evitando a interrupção do tratamento e agravamento do quadro de saúde”, explicou.
Klevis destacou ainda que a falta de acesso regular aos medicamentos compromete a relação entre pacientes e as equipes de saúde, podendo levar ao abandono do tratamento, ao aumento da mortalidade e ao encarecimento da assistência. “Além disso, essa falha gera desconfiança em relação ao sistema público de saúde”, afirmou.
Caso aprovado e sancionado, o programa poderá beneficiar não apenas idosos, mas também pessoas com diabetes, hipertensão, insuficiência renal, deficiência física, mobilidade reduzida e outras doenças crônicas. Para ter acesso ao benefício, os interessados deverão comprovar residência em Barra Mansa e estar regularmente cadastrados na Secretaria de Saúde.
O projeto de lei precisa ser votado em duas discussões na câmara antes de seguir para análise do prefeito Luiz Furlani.