Projeto-Piloto para o Rio Barra Mansa é solicitado pelo presidente do Inea

0

Após episódios de alagamento em vários bairros De Barra Mansa, um dos mais afetados pela chuva que atingiu Estado no último final de semana, o deputado Marcelo Cabeleireiro convocou uma reunião emergencial com o Instituto Estadual de Ambiente (Inea), junto ao secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza. Esteve presente também no encontro que aconteceu na sede do Inea, na Zona Portuária do Rio, o presidente da Associação de Moradores do bairro Nove de Abril, Demerson Novais, o Deco. O objetivo foi traçar estratégias para evitar novos episódios de enchentes.

Durante o encontro, o presidente do Inea, Claudio Dutra, avaliou o transbordo dos rios Barra Mansa, Bananal e Bocaina, e concluiu que a prioridade é o Rio Barra Mansa, cuja altura ultrapassou o limite em 2,6 metros em dez horas. Ele solicitou aos representantes do Executivo Estadual e do Legislativo um Projeto-Piloto. De acordo com a Dutra, Rio Bananal aumentou por conta do Rio Paraíba do Sul, mas não houve transbordamento. No encontro, foi discutido ainda sobre o projeto fundiário às margens do Paraíba do Sul e Barra Mansa, que será analisado por Claudio Dutra.

Outras questões foram debatidas durante a reunião, entre elas a elaboração pela Secretaria e o Conselho Municipal de Meio Ambiente de um projeto executivo orçamentário para a construção de bacias de regulagem da vazão dos rios, o tratamento das faixas marginais fluviais e a retirada do sistema de esgotamento sanitário dos córregos da Água Comprida, Getúlio Vargas, Vila Elmira, Água Comprida e do Rio Bocaina, com recursos provenientes do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !