Projeto para criação de Deam em Barra Mansa é discutido

0

BARRA MANSA
Uma Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) pode ser implantada na cidade novamente. Essa já é uma discussão antiga e hoje aconteceu uma reunião na prefeitura entre o prefeito Rodrigo Drable, o deputado federal Antonio Furtado, o delegado da 90ª Delegacia de Polícia, Ronaldo Aparecido Ferreira Brito, o inspetor Alexandre Ribeiro entre outros assessores.
Foi apresentado o projeto de adequação do imóvel pertencente a Polícia Civil e que abrigará a Deam. Localizado na Rua Pinto Ribeiro (prédio antigo da delegacia), no Centro, o espaço passará por ampliação de salas e estacionamento. O serviço contará com agentes especializados para orientar os munícipes e oferecer um atendimento mais direcionado às mulheres. A corregedoria continuará funcionando no local, no segundo andar. Na ocasião, ficou acordado um novo encontro na próxima terça-feira, dia 30, para seguir com as tratativas.
O deputado Antonio Furtado apontou a importância da delegacia para o município. “É de fundamental importância que haja uma Deam em Barra Mansa. Já é um pleito antigo meu, por entender que 90ª DP é uma das melhores do estado, mas o número de violência contra a mulher tem aumentado muito. Isso não é um fenômeno do estado, é um fenômeno mundial. O confinamento aflorou esses conflitos, os xingamentos e as agressões. Fico muito feliz com o prefeito Rodrigo Drable em permitir, que o mais breve possível, tenhamos uma delegacia especializada para atender as mulheres. Essa vitória não será só de Barra Mansa, mas também, das outras da região, que poderão se socorrer nessa delegacia”, avisou o deputado.
Para o delegado Ronaldo Aparecido, a Deam em Barra Mansa viabilizará dar continuidade a um trabalho já executado pela 90a DP. “ Nós já trabalhamos em conjunto com a rede de apoio da prefeitura, uma coisa que já vem funcionando muito bem nos últimos anos”, lembrou. O inspetor Alexandre Ribeiro informou que junto com o deputado e com o prefeito estão na campanha de construção da Deam.
Barra Mansa já realiza um trabalho efetivo no combate a esse tipo de violência, através da Patrulha da Mulher, um serviço oferecido pela Guarda Municipal desde 2019, que tem como proposta funcionar como um canal direto para denúncias de agressões contra pessoas do sexo feminino. A ação conta com rondas em todos os bairros e distritos com a participação de dois guardas municipais e um policial militar, sendo um agente do sexo feminino. O serviço pode ser acionado pelo WhatsApp (24) 98147-9229 ou pelo telefone de plantão da Guarda Municipal (24) 3028-9339.
O projeto para a implantação da Deam em Barra Mansa também tem a indicação legislativa do deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, de 8 de agosto de 2019.
Deputado Furtado se reúne com novo delegado de Volta Redonda
Na última quinta-feira, o deputado Antonio Furtado esteve com o novo delegado da 93a DP de Volta Redonda, Victor Tuttman. “Tenho acompanhado os dados relacionados à segurança pública em Volta Redonda e sempre me preocupa quando observo aumento na criminalidade. No início do mês foram registrados três assassinatos em apenas um fim de semana. As tentativas de homicídio também cresceram muito em relação ao ano passado. Aproveitei nossa conversa para me colocar a disposição e buscar recursos para ajudar a delegacia”, destacou o deputado, lembrando que de acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), de janeiro a maio deste ano, as tentativas de homicídio cresceram 11% em Volta Redonda.
Furtando também se reuniu nesta sexta-feira com representantes das instituições privadas de ensino. Também participou o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro. O objetivo foi conhecer como a pandemia de Covid-19 tem afetado a educação privada na nossa região. “Entendo que existe uma preocupação das instituições e também dos pais e alunos com relação as questões financeiras. Precisamos encontrar um equilíbrio e propor um projeto de lei que compatibilize esses interesses. Não queremos que as escolas fechem e nem que os alunos tenham prejuízos com a qualidade do ensino”, declarou o deputado federal.
O deputado Marcelo Cabeleireiro lembrou de uma lei aprovada na Alerj que prevê desconto de 30% nas mensalidades no estado durante a pandemia. “Como parlamentar, entendo que é importante que haja a flexibilização do confinamento para que as aulas possam começar a voltar, claro que respeitando todas as medidas de segurança. Temos que encontrar uma solução para não perder o ano letivo”, explicou o deputado Marcelo Cabeleireiro.
Para os representantes das instituições de ensino, as escolas e universidades estão enfrentando vários problemas que vão desde o cancelamento de matrículas a investimentos em plataformas para validação das aulas.

 

Deixe um Comentário