Projeto ‘Música para Todos’ oferece aulas gratuitas de violão, violino e violoncelo em Quatis

0

QUATIS 

Quem quiser participar do projeto ‘Música Para Todos’ que oferece aulas gratuitas de violão, violino e violoncelo, em Quatis ainda dá tempo. Apesar de as aulas já terem iniciado na semana passada, os candidatos podem se inscrever no projeto que já formou dezenas de pessoas. Podem participar do projeto, moradores de Quatis a partir dos cinco anos de idade.

Uma das ações de inclusão cultural implantadas pela Prefeitura a partir de 2017, as aulas acontecem a partir das 8 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Independência, onde os novos alunos interessados em participar do aprendizado de violão, violino e violoncelo poderão também fazer suas inscrições. Para se inscrever, os candidatos deverão apresentar apenas a carteira de identidade e um comprovante de residência, sendo que, no caso de novos alunos menores de idade, eles deverão estar acompanhados pelos respectivos responsáveis. Não há limite de idade para participar do aprendizado: há alunos, por exemplo, com mais de 60 anos. As aulas serão ministradas às segundas e terças-feiras, de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas, pelo maestro Isac Francis e a cantora Danny Barros. Cada aula demora uma hora, no máximo. O planejamento da prefeitura para o ano de 2019 é que cada turma participe do projeto pelo período de seis meses, visando garantir, dessa maneira, a formação de novas turmas.

Atualmente, o projeto ‘Música Para Todos’, cujos instrumentos musicais utilizados foram adquiridos pela própria prefeitura, conta com 37 alunos, muitos deles estudantes matriculados em escolas da rede municipal de ensino, entre as quais, as escolas Edméa Dulce de Barros Franco, no Jardim Independência; Julieta Sampaio, no Centro a cidade; CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias, no Nossa Senhora do Rosário; Anésia Alves de Oliveira, no São Joaquim; Henry Nestlé, no São Benedito e Victória dos Prazeres, no Jardim Pollastri. A participação dos estudantes no projeto acontece no turno alternado ao horário de frequência à sala de aula.

APRESENTAÇÕES

Em 2018, os alunos do Projeto Música Para Todos realizaram apresentações especiais em eventos públicos. Um deles foi a inauguração da Praça dos Direitos Humanos Jonas Lima Nunes, no Jardim Pollastri, ocorrida em dezembro. Outras apresentações do projeto no ano passado aconteceram na Praça Teixeira Brandão e na Escola Municipal Edméa Dulce de Barros Franco, ambas no Jardim Independência, durante a programação para celebrar o Natal nestes dois locais, além da Câmara de Vereadores, na sessão solene do Poder Legislativo em comemoração ao aniversário de Quatis. Esta sessão solene da Câmara Municipal foi realizada no dia 22 de novembro passado.

INCLUSÃO SOCIAL

O prefeito Bruno de Souza (MDB) reafirmou que a criação do projeto no primeiro ano do seu atual mandato à frente da administração municipal ocorreu com o objetivo de garantir uma das prioridades do governo municipal, ou seja, a inclusão social dos moradores de Quatis, especialmente as crianças, os adolescentes e os jovens, através de iniciativas na área da formação musical. Outra iniciativa concretizada pela prefeitura neste sentido foi a retomada da fanfarra municipal, cuja retomada dos ensaios e apresentações aconteceu no ano passado, através também de instrumentos e acessórios comprados pelo município. “A nossa administração tem como uma das suas propostas essenciais investir no bem-estar do cidadão, o que não se garante apenas com a realização de obras, mas também por meio de ações que promovam condições de vida saudáveis à nossa população.  Dentro desta proposta de governo, o ‘Música Para Todos’ vem se consolidando cada vez mais como um dos resultados positivos alcançados nesta direção”, disse.

 

Deixe um Comentário