Projeto Maré das Artes 2018 será iniciado amanhã em Paraty

0

De amanhã a 17 de março, a programação cultural ocupará a Unidade Sesc Caborê, que está localizada na Avenida Octávio Gama, 1709, no Caborê. Ações formativas, apresentações artísticas e exposições protagonizarão essa ocupação utilizando estruturas temporárias em um lindo cenário natural. As atividades visam contemplar adultos, crianças, jovens e famílias que vivem em Paraty ou visitam a cidade.
Entre as atrações que serão oferecidas ao público está a abertura da Exposição Floresta Iluminada – Um Elogio à Beleza da Mata Atlântica. Araquém Alcântara é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação da natureza e do povo brasileiro. “A floresta é como o mar: o grande inconsciente” define o renomado fotógrafo, profundo conhecedor das paisagens mais íntimas que a natureza brasileira ainda resguarda, em especial da Mata Atlântica, retratada na exposição Floresta Iluminada, que o Sesc traz à Paraty. Com a reverência dos iniciados, Araquém Alcântara deixa-se engolir pelas sombras da selva, até sumir de si. De olhos abertos, em prontidão total, o fotógrafo mateiro, Oxóssi zen, medita. São horas de tocaia, à espera de epifanias. A câmera: arapuca da beleza. As imagens revelam o cerne da Mata Atlântica – a potência de sua força matriz. A arte de Araquém Alcântara ilumina um sentido: para encontrar o caminho de casa, é preciso se perder na floresta. A mostra ficará exposta até o dia 22 de abril no Espaço Jardim da Unidade Sesc Caborê.
Ainda sobre a exposição, no domingo, dia 18, acontece a Palestra ”Araquém Alcântara: 50 anos O Colecionador de Mundos”, que será uma grande oportunidade de conversar sobre os processos de trabalho desse importante fotógrafo brasileiro que se dedica à documentação da natureza e do povo brasileiro.

DANÇAS CIRCULARES
No sábado, dia 17 e no domingo, dia 18, das 10 às 11h30min, acontece a oficina Danças Circulares, com Vânia Santos, que não uma técnica, mas sim uma oficina de quatro encontros, que trabalha o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apóiam e auxiliam uns aos outros e é indicada para o público em geral, com idade a partir dos 12 anos.

Para essa oficina, são destinadas 50 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected].

CARNAVAL DA PALHAÇA RUBRA
Ainda em clima de carnaval, a Palhaça Rubra e a Banda Matinê convidam a todos para a festa carnavalesca, que acontece no sábado, dia 17, a partir das 17 horas, na Unidade Sesc Caborê. As marchinhas populares são incorporadas ao show e oferecem momentos de interação entre as gerações, e a Palhaça também apresenta marchinhas de composição própria como: A Barriga da Minha Mãe Cresce e a do Meu Pai Sempre Aparece, Na Base Duma Meia Hora, A Fada e o Almofado, entre outras.
NINHO CANTANTE
Também no sábado, dia 17 e domingo, dia 18, das 15 às 17 horas, no Espaço Geodésica, que fica na Rua Dona Geralda, 42 – Centro Histórico, terá a instalação afetivo-poética que acontece em um ninho gigante, onde trocas e encontros são ativados com a poesia de Manoel de Barros e muitos outros escritores e escritoras, que utilizam da simplicidade e da sutileza em sua poética. O público poderá adentrar ao Ninho e interagir com os objetos lúdicos e sonoros, fazer desenhos inspirados pela poética das miudezas e guardá-los nos baús, ou participar de uma contação de histórias como “o menino que carregava água na peneira” e “a menina avoada” ou escutar músicas cantadas pelos integrantes e tocadas com instrumentos presentes no Ninho.

Todas as atividades oferecidas no fim de semana pelo Sesc Paraty são totalmente gratuitas. Mais Informações poderão ser obtidas através dos canais da unidade nas redes sociais, como Facebook e Instagram: @sescparaty, ou através do site: www.sescparaty.com.br, ou ainda pelos telefones da unidade (24) 3371-4516 / 3371- 8215.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !