VOLTA REDONDA
O projeto Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda (LOA-VR), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi premiado nessa terça-feira, dia 17, na 20ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS. Trata-se de um dos eventos da programação do 38º Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que este ano teve como sede Belo Horizonte, em Minas Gerais. A iniciativa foi uma das três escolhidas na Região Sudeste como exemplos a serem seguidos.
No total, 178 projetos foram apresentados, sendo 18 do estado do Rio, 72 de Minas Gerais, 72 de São Paulo e 16 do Espírito Santo. Outros dois projetos fluminenses premiados foram os de Mendes e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa).
Desenvolvida pela equipe comandada pela médica-oncologista Luciana Francisco Netto, a Linha de Atenção Oncológica foi criada em 2022 para agilizar o diagnóstico do câncer, em especial os de mama, colo do útero e de intestino. Isso permite um tratamento precoce pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e, assim, reduzir a morbidade e mortalidade causada pela doença. A iniciativa está presente em todas as unidades de Atenção Primária à Saúde.
APRESENTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
De acordo com a médica, a apresentação da experiência de Volta Redonda aconteceu na segunda-feira, dia 16. “Fomos avaliados por uma mesa composta por quatro avaliadores. E eles ficaram bem impressionados com os números, a quantidade de pacientes que a gente conseguiu atender no programa e diagnosticar”, contou Luciana Netto, lembrando que o que também chama muita atenção é conseguir que quase metade dos pacientes tenha o diagnóstico nos estágios iniciais. “Isso impactou bastante, foi um dos motivos para termos conseguido ganhar essa medalha”, completou a médica.
Além da médica Luciana, representaram a Secretaria de Saúde de Volta Redonda a enfermeira Nathalia de Almeida, a técnica de enfermagem Eduarda de Souza Fernandes Braga, a biomédica Brunna Misael Alves Seixas e a jornalista Franciele Bueno Nascimento.
O trabalho já havia sido reconhecido em abril, na 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio (Cosems-RJ/IdeiaSUS-Fiocruz), quando a LOA-VR ficou com a segunda colocação, o que garantiu a consultoria, por doze meses, da equipe da Curadoria em Saúde da IdeiaSUS-Fiocruz e contará com a produção de vídeo e a publicação de livro sobre a prática. “Parabéns à Luciana e sua equipe, que estão fazendo um trabalho fantástico, salvando vidas. A saúde de Volta Redonda já é referência no país e vamos continuar trabalhando para ser a melhor do Brasil”, concluiu o prefeito Antonio Francisco Neto.