Projeto incentiva o hábito de leitura em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Um espaço lúdico, dinâmico e divertido sobre leitura. Esse foi o Projeto Leiturar, que contou com a participação de 19 mil alunos divididos entra 67 escolas. A iniciativa é da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação e abrange professores das salas de leitura e alunos das escolas da rede municipal de ensino. O evento aconteceu nesta quinta-feira, na quadra do Ilha Clube, no Ano Bom.

Nesta edição o II Leiturar trouxe como tema ‘Era uma vez outra vez’. Os alunos exibiram os trabalhos desenvolvidos durante todo o ano nas Salas de Leitura de cada escola. De acordo com Flaviana Serafim, coordenadora da Sala de Leitura, o Projeto Leiturar surgiu a partir necessidade de fazer uma ação que incentivasse os alunos a aderirem ao hábito de leitura. “É uma ação de muita resiliência, encontros, parcerias quando todos os envolvidos percebem uma frondosa colheita. Nosso desejo é oportunizar todo viés leitor possível, mesmo que num curto espaço e tempo, porém pensado com longa dedicação”, explica a coordenadora.

Flaviana destaca que o evento contou com uma maratona de contação de histórias, cantinho de troca de livro, tenda de ilustradores e sala de autores. Uma novidade é a ilustração ao vivo realizada pelos alunos da Escola Municipal Iracema Pamplona Chiesse para o livro da autora Regina Paiva. “Foram 15 pontos de interatividade, nosso objetivo é construir leitores, e mostrar o que podem aprender através da leitura. Hoje é a culminância de um trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado, é a extensão do aprendizado em sala de aula. Além disso, o evento contou com a presença das normalistas do Baldomero Barbará com o projeto circo, afinal, no próximo ano, elas já serão professoras”, citou.

Este ano, a segunda edição do Projeto contou com a participação da Biblioteca Municipal Adelaide Franco, através de um espaço dedicado a distribuição de livros e o cadastramento de novos sócios. O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, explica que Barra Mansa demonstra uma grande vocação para a leitura. “É o setor que mais cresce na cidade. As ações formativas para o estímulo à leitura e à produção textual são apenas uma das engrenagens de um grande sistema já bem desenvolvido. O Leiturar é uma manifestação do esforço empreendido pelo setor público para o fomento da leitura”, disse Bravo.

 

Deixe um Comentário