Projeto Garoto Cidadão lança nesta terça-feira vídeo ‘O trenzinho do caipira’

0

VOLTA REDONDA

Em comemoração dos 20 anos do Projeto Garoto Cidadão acontece nesta terça-feira, às 19h30min, o lançamento do vídeo ‘O Trenzinho do Caipira’.  Além da exibição, em cada local onde o projeto atua, ocorre uma apresentação cultural dos educandos do projeto. Atualmente, o projeto acontece em cinco cidades: Itaguaí (RJ), Volta Redonda (RJ), Arcos, (MG), Congonhas (MG), Araucária (PR). O evento tem entrada franca e é aberto ao público. Em Volta Redonda a exibição será na Fundação CSN.  O evento faz parte das comemorações de 78 anos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), completados amanhã, 9.

De acordo com o supervisor pedagógico e cultural da fundação CSN, Francisco Helder, o vídeo apresenta a orquestra de cada unidade do Garoto Cidadão tocando a música de Heitor Villa-Lobos. Além da escolha da música, os jovens fizeram o arranjo e produção com a ajuda dos seus educadores, incorporando elementos que fazem parte de sua formação. Os garotos e garotas de Volta Redonda, por exemplo, contribuíram com a adição do Tambor de Aço. “O filme é uma oportunidade de relembrar a trajetória do projeto e comemorar, é um projeto construído há quatro mãos com parceiros importantes. A história fala de sonhos, transformação e sucesso de quase sete mil jovens que passaram pelo projeto ao longo desses anos”, destacando a alegria dos alunos ao participarem do filme. “Eles são os protagonistas, é um filme real, onde as locações são lugares que eles realmente conhecem e frequentam”, citou.

Helder destaca que o Projeto Garoto Cidadão atende alunos dos dez aos 17 anos. “Quando esses alunos saem do projeto estão com perspectiva de trabalho e de vida. Saem protagonistas de suas vidas, da sociedade na qual estão inseridos, fazendo suas próprias escolhas, inseridos no mercado de trabalho, seja em artes seja em outras áreas diversificadas”, comemora o supervisor pedagógico.

Fundação CSN

Braço de responsabilidade social da CSN, a fundação tem a educação como base norteadora de seus projetos sociais nas áreas de cultura, educação, esporte e meio ambiente. Atua em parceria com o poder público e iniciativa privada. Por meio de mecanismos de incentivos fiscais, desenvolve o Projeto Garoto Cidadão e outros projetos integrados, com o Centro Cultural Fundação CSN em Volta Redonda e o Caminhão Circula Brasil. No audiovisual realiza o ‘Histórias Que Ficam’, programa de consultoria, fomento e difusão do documentário brasileiro. Para preparar jovens para o mercado de trabalho, desenvolve o programa Jovem Aprendiz com mais de dez mil jovens formados e o Capacitar Hotelaria e Serviços, projeto social na área de hotelaria no Sul Fluminense. A Fundação contribui para o acesso à educação com programa de bolsas de estudos em suas escolas: ETPC, em Volta Redonda (RJ), CET, em Congonhas (MG) e com o Ganhar o Mundo, programa de bolsas de estudos no exterior para jovens mulheres.

 

 

 

 

42 linhas

Legenda: Lançamento do vídeo é o ponto de partida para as diversas ações que acontecerão durante todo o ano em celebração

error: Conteúdo protegido !