>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Projeto dos vereadores Granato e Edson Quinto permite regularização de áreas no Santa Cruz, em Volta Redonda

Por Tânia Cruz

 

bnr am aniv resende 970x150

Um dos bairros de Volta Redonda com maiores problemas com relação a regularização, o Santa Cruz será beneficiado com o Projeto de Lei do vereador Granato, em coautoria com o vereador Edson Quinto. O PL, que foi  aprovado no final do mês de março, institui a Regularização Fundiária das áreas ocupadas adjacentes aos blocos residenciais do bairro, implantados pela Companhia de Habitação de Volta Redonda (Cohab-VR).

O projeto permite que a Prefeitura de Volta REdonda, dentro do que prevê a Lei Municipal 4.441/2008 (a Lei do Plano Diretor), promova a regularização das áreas públicas nas quais os moradores dos blocos construíram garagens, comércio ou mesmo moradia, e hoje não conseguem regularizar o imóvel, nem pedir ligação de água e esgoto junto ao SAAE por não ter a posse do terreno.

O artigo 54 do Plano Diretor “autoriza o Executivo a alienar ou outorgar por concessão de uso especial para fins de moradia e por autorização de uso para fins comerciais os imóveis públicos municipais localizados em Zonas de Especial Interesse Social- ZEIS. “O objetivo desta proposição é facilitar e agilizar a regularização fundiária do Santa Cruz dos imóveis assentados no local há mais de cinco anos”, explicou Granto. Ressaltando que a medida beneficia o município com o aumento da arrecadação de IPTU, ISS e taxas e, por outro lado, permite aos moradores regularizarem seu imóvel, podendo, enfim, solicitar ligação de água e esgoto, e também legalizar seu comércio junto aos órgãos competentes.

O projeto fixa alguns critérios para a regularização: os imóveis devem possuir condições de higiene, segurança e habitabilidade; não podem estar construídos sobre logradouro público ou estar avançando sobre eles; não podem estar localizados  em áreas de propriedade privada resultantes ou consideradas de parcelamento irregular do solo junto à Prefeitura; e que estejam situadas em núcleos de pose já reconhecidos pela prefeitura.


AO ENCONTRO DA LEI 5449/18

O projeto vai ao encontro da Lei 5449/18, também de Granato em coautoria com o vereador Edson Quinto, que instituiu o Programa de Regularização de Imóveis e beneficia moradores de qualquer área da cidade que tenham construído ou ampliado seu imóvel e não conseguiu ainda realizar a regularização junto a Prefeitura devido à burocracia e outras dificuldades. A Lei facilita e agiliza o processo, sendo gratuita para imóveis com até 50 metros quadrados.

– Eu e o vereador Edson Quinto, juntamente com outros vereadores, estivemos no bairro Santa Cruz no final do ano passado, a fim de explicar os trâmites da Lei 5449 e percebemos que somente esta legislação não daria conta de solucionar todos os problemas do bairro com relação a regularização. Os moradores que possuem a posse do seu terreno podem se beneficiar da lei, mas aqueles que construíram o nas áreas adjacentes aos blocos não poderiam usufruí-la, uma vez que os imóveis estão construídos em áreas públicas e eles não possuem a propriedade. O projeto atual vai solucionar esse entrave e permitir que eles regularizem a construção e tenham, finalmente, o direito a receber instalação de água e esgoto”, concluiu Granato.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos