Projeto do vereador Daniel Maciel institui campanha Coração de Mulher

0

BARRA MANSA

Será analisado pelos vereadores, em segunda discussão, projeto de lei que institui a Campanha Coração de Mulher, de alerta e orientação às mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares. A mensagem é de autoria do vereador Daniel Volpe Maciel (PPS) e, se aprovada, seguirá para sanção ou veto do prefeito Rodrigo Drable (MDB).

Se virar lei, a campanha será realizada anualmente na última semana do mês de setembro, coincidindo com o Dia Mundial do Coração, 29, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Barra Mansa.

Segundo o projeto de lei, a campanha tem por objetivo reunir entidades que envolvem as mulheres, grupos médicos e representantes da sociedade civil, a fim de promover ações para prevenir ou que permitam diagnosticar doenças cardiovasculares, como palestras, orientações, realizações de exames preventivos e verificação de pressão arterial. “As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil. De acordo com Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, somente em 2018, aproximadamente 54 mil pessoas já morreram devido a complicações cardíacas. As mulheres são as principais vítimas: 60% dos infartos no país ocorrem na população feminina, segundo informações do Ministério da Saúde”, disse Daniel Maciel.

Segundo ele, dados apontam que as doenças cardíacas costumam afetar mais as mulheres após a menopausa. Aliado ao fato da expectativa de vida maior que a dos homens, o infarto em idade avançada pode ser fatal. “A maior mortalidade por doenças cardíacas também deve ser motivo de preocupação nas mulheres que desenvolvem câncer de mama. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que, entre mulheres com mais de 70 anos com diagnóstico de câncer de mama localizado, a maior causa de morte é de origem cardíaca”, mencionou o vereador, completando que no Brasil uma em cada cinco mulheres adultas está em risco de desenvolver as doenças cardiovasculares, entre elas o AVC, conhecido como derrame, e o infarto.

Estila de vida moderno, que resulta em estresse, sedentarismo, sobrepeso e obesidade, e a falta de acompanhamento médico são alguns dos fatores que contribuem para o aparecimento de uma doença cardiovascular. “Esse movimento em favor das mulheres visa conscientizar o maior número delas de que é preciso cuidar bem do coração”, conclui Daniel.

 

Deixe um Comentário