RESENDE
Um projeto de extensão idealizado por alunos da Estácio Resende recolherá doações de materiais escolares e livros educacionais até nesta terça-feira, dia 31. A ação é em prol do programa Família Acolhedora de Resende, que acolhe crianças e adolescentes que foram judicialmente afastados de suas famílias por motivo de direitos violados ou por estarem em alguma situação de risco social. Serão aceitos lápis de cor e de escrever, giz de cera, cola branca, canetinha, régua, apontador, livros educacionais e demais materiais voltados à pintura, leitura e atividades didáticas. As doações podem ser entregues na secretaria da universidade, na Rua Zenaide Vilela, no bairro Jardim Brasília, das 9 às 21 horas.
O projeto, intitulado “Cuidado Socioeducativo Juvenil”, é desenvolvido por estudantes da disciplina de Direitos Humanos, do curso de Direito da Estácio Resende, e visa conscientizar e colaborar para que os jovens conheçam seus direitos na sociedade. “Fazer com que os jovens e a sociedade entendam o que é o cuidado socioeducativo juvenil é importante: é incluir os jovens em atividades educacionais e socioculturais; e informá-los sobre os direitos que eles têm à cultura, desporto e lazer, segurança pública, acesso à Justiça, profissionalização, trabalho e renda, saúde e educação, entre outros”, explica a coordenadora do curso de Direito da Estácio Resende, Juliana Vianini.

Serão aceitos lápis de cor e de escrever, livros educacionais e demais materiais voltados à pintura, leitura e atividades didáticas -Bear Fotos No Freepik
À frente do projeto estão os alunos Gabriela Silva, Juan Rafael Salgado, Manoella Lima Guedes, Maria Eduarda de Souza e Otávio Rios Duarte Diniz. “Esta é a primeira ação deste projeto e escolhemos arrecadar livros e materiais escolares com o intuito de expandir e compartilhar com os jovens o máximo de informações educacionais para construirmos uma sociedade futura consciente de seus direitos e deveres. Acreditamos que pequenos gestos como esse farão diferença futuramente na vida desses jovens, são grãozinhos que mudam vidas”, afirma Manoella, aluna do curso de Direito da Estácio e integrante do grupo.
OUTROS PROJETOS
Além desta ação, grupos de alunos do curso de Direito da Estácio Resende estão envolvidos em outros projetos de extensão voltados ao combate à fome, arrecadando alimentos não perecíveis; dignidade menstrual, com arrecadação de absorventes íntimos; material de higiene pessoal para moradores de rua que não têm acesso a abrigos públicos; fraldas geriátricas para o asilo; material de segurança ou primeiros socorros para catadores de resíduos recicláveis.
Os interessados em colaborar com estes projetos podem também entregar suas doações na Estácio Resende, de segunda à sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados das 9 às 13 horas.