>
728x90 vacina (1)

Projeto de plantação de mudas prevê minimizar deslizamentos de encostas em Barra Mansa

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

As fortes chuvas que atingiram o município de Barra Mansa nos meses de abril e maio, causando diversos deslizamentos de encostas, fez com que surgisse a necessidade de uma ação preventiva para que com as próximas tempestades a situação não se repita. Com isso, as secretarias de Meio Ambiente, de Governo, Planejamento Urbano e Educação, estão elaborando um projeto que prevê a produção de aproximadamente 100 mil mudas para serem plantadas nos locais que oferecem riscos de alagamento e deslizamento. Algumas das áreas que já foram mapeadas para receber as plantações são: Avenida Presidente Kennedy, Via Sérgio Braga e Centro.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto Carvalho, o Beleza, disse em entrevista exclusiva ao A VOZ DA CIDADE, que o plano é incluir as crianças da rede municipal no projeto de criação de muda e plantação, para também incentivar a educação ambiental. “Estamos na parte de planejamento, onde estamos também mapeando as áreas que receberão as mudas. É provável que na volta do semestre escolar, as mudas já comecem a ser produzidas nos colégios”, informou, acrescentando que grande parte das mudas será desenvolvida no Horto Florestal de Barra Mansa. “As crianças participarão do plantio em áreas específicas que não apresentem riscos”, ratificou.

Segundo Beleza, existem vários pontos no município que precisam da plantação dessas mudas, mas é necessário focar em um ponto de cada vez para poder monitorar os resultados. “Por exemplo, um local que precisa dessa ação é o bairro Vista Alegre, onde existe um morro com uma bacia muito grande. No local a água faz muito volume e escoa forte”, relatou, acrescentando que a iniciativa pode amenizar a água, usando a natureza para controlar a natureza.

TIPOS DE MUDAS


O Horto Florestal, que fica no bairro Vila Nova, na Água Comprida, possui aproximadamente 22 mil metros quadrados de área verde e pode produzir até 300 mil mudas de diversas espécies para serem utilizadas em ações de educação ambiental e reflorestamento de áreas degradadas do município. Segundo o secretário Beleza, nessa ação, as mudas serão selecionadas de acordo com o tipo do solo. “Um exemplo de espécie é a amora. Por ser uma árvore leve, ela é boa para a ação. Mas em certos locais, a gente vai precisar de espécies diferentes, porque vai depender da necessidade de cada solo se será algo mais pesado ou não”, pontuou.

Carlos Roberto ainda explicou no que pode impactar a plantação das mudas. “A árvore possibilita que a chuva não escoa de forma tão rápida, minimizando o volume de água e com isso diminuindo o riso de deslizamento”, concluiu.

APOIO DA COMUNIDADE

O prefeito Rodrigo Drable tem falado sobre a iniciativa em algumas reuniões que participa. Para dar certo, segundo ele, é preciso um envolvimento da comunidade. “Não adianta plantar as mudas e depois vir alguém e colocar fogo num morro, por exemplo, porque o trabalho todo vai embora. Por isso pedimos apoio das comunidades para entenderem que essa ação pode salvar residências de um desabamento, por exemplo, e também vidas”, destacou o prefeito.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos