>

Projeto de lei propõe teste para identificação precoce do TEA nas escolas

De autoria do vereador Fábio Bochecha, a medida vale para instituições públicas e privadas, que deverão comunicar aos pais a obrigatoriedade do teste

Por Roze Martins
a.cf.36.polÍtica.projeto de lei propõe teste para identificação precoce do tea nas escolas

VOLTA REDONDA

Está tramitando, na câmara de Volta Redonda, um projeto de lei de autoria do vereador Fábio Bochecha, que institui a obrigatoriedade da aplicação do teste Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) para a identificação precoce dos casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas redes de ensino pública e particular do município. O projeto prevê que a aplicação do teste deverá ser realizada por profissionais capacitados, que poderão ser psicólogos, pedagogos, ou outros profissionais da saúde e da educação, devidamente treinados para a administração e interpretação do diagnóstico.

O teste deverá ser aplicado em crianças com idade entre 16 e 30 meses, preferencialmente durante o processo de matricula para a educação infantil ou no início do ano letivo. Em caso de resultado positivo, a orientação é para que a criança seja encaminhada para uma avaliação mais aprofundada com um especialista, para confirmação do diagnóstico e orientação quanto as intervenções necessárias.

Conforme detalha o vereador, as redes de ensino pública e particular deverão informar aos pais ou responsáveis sobre a obrigatoriedade do Teste M-CHAT e os procedimentos subsequentes em caso de resultados que indiquem a necessidade de avaliação adicional. Já a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, será responsável pela capacitação dos profissionais, bem como pela organização, supervisão e fiscalização da aplicação do Teste M-CHAT nas instituições de ensino.

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da criança, especialmente nas áreas de comunicação, interação social e comportamento. A identificação precoce é fundamental para que a criança receba as intervenções adequadas, melhorando significativamente seu desenvolvimento e qualidade de vida. O Teste M-CHAT é um instrumento de triagem amplamente reconhecido e utilizado mundialmente para a detecção precoce do TEA, que consiste em uma lista de 20 perguntas que os pais ou responsáveis respondem sobre o comportamento da criança. A proposta visa garantir que todas as crianças de Volta Redonda tenham acesso a triagem precoce do TEA, independentemente da rede de ensino em que estejam matriculadas, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades”, destacou o vereador.

 

 

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos