Projeto de lei institui o mês ‘Novembro Azul’ para conscientização contra o câncer de próstata

0

ITATIAIA

O mês de novembro está prestes a se iniciar e o município contará com uma programação especial ao Novembro Azul. Isso graças também a um projeto de lei de autoria da vereadora Andréa de Carvalho Jardim, a Andrea do Dilino (PMDB). Já foi aprovado o projeto de lei que institui o mês Novembro Azul na cidade dedicado a ações de prevenção ao câncer de próstata. A vereadora está comemorando, pois acredita ser muito importante disseminar ações de conscientização a respeito dos cuidados da saúde do homem.

Lembrou que durante o mês de outubro acontece em todo o Brasil uma campanha denominada Outubro Rosa, voltada para a prevenção do câncer de mama.“Nesse mesmo sentido, o mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem sendo que o dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Essa doença é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos para esse grupo”, disse Andrea do Dilino, lembrando quando diagnosticado e tratado no início os riscos de mortalidade são reduzidos.

Segundo o projeto de lei da vereadora, seriam realizadas ações na cidade durante uma semana, a partir do dia 17, a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata. A organização será da Secretaria de Saúde. De acordo com o projeto, deverá ser disponibilizado ao público masculino, com idade superior a 45 anos, exames gratuitos para prevenção ao câncer de próstata, como toque e teste de PSA (Antígeno Prostático Específico). A prefeitura ainda deverá promover nos meios de comunicação à campanha, celebrar parcerias com universidades, faculdades, sindicatos e outras entidades para organizar debates e palestras.

“Fica claro, portanto, que, a exemplo do que tem sido feito com tanto sucesso para a prevenção do câncer de mama nas mulheres, é importantíssimo que sejam realizadas atividades com vistas à promoção da saúde masculina, com foco na prevenção ao câncer de próstata. Salienta-se ainda o enunciado do Art. 196 da Constituição da Republica do Brasil:A saúde é um direito de todos e dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outras agravos e o acesso universal igualitário as ações e serviços para sua promoção proteção e recuperação”, concluiu a vereadora.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !