ESTADO/SUL FLUMINENSE
Foi protocolado pelo deputado estadual Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC), um projeto de lei que institui a campanha Junho Verde no Estado do Rio de Janeiro. O parlamentar é membro da Comissão de Meio Ambiente da Alerj. De acordo com ele, a intenção do projeto é chamar atenção para a importância de preservar os recursos naturais por meio de ações promovidas em parcerias com escolas, empresas, igrejas.
Marcelo Cabeleireiro destacou o conceito de Ecologia Integral, que abrange uma ampla concepção dos problemas atuais, apontando questões humanas, sociais e do meio ambiente. “A ideia de Ecologia Integral propõe que tudo está relacionado e não somente temas voltados especificamente ao meio ambiente. Assim, devemos pensar a ecologia como um todo, considerando os problemas sociais”, afirmou Marcelo.
Sobre a escolha do mês de junho é devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi celebrado no último dia 5. O projeto prevê que o tema seja inserido na agenda socioeconômica, destacando a importância da conservação dos recursos naturais, levando em conta as futuras gerações. De acordo com o projeto, caberá ao Poder Público Estadual firmar parceria com escolas, universidades, empresas, igrejas e entidades da sociedade civil para realização das ações.
Além de fomentar a conversação e uso de espaços públicos para atividades de educação ambiental, as ações devem estimular o plantio, conhecimento e preservação da biodiversidade. Também é objetivo da campanha divulgar legislações acerca do tema e sensibilizar para a importância de redução no consumo e do reuso de materiais e capacitação quanto à segregação de resíduos sólidos e à reciclagem