Projeto de lei garante gratuidade no transporte público no segundo turno das eleições em Volta Redonda

Por Carol Macedo

VOLTA REDONDA

Foi aprovado um projeto de lei na Câmara de Volta Redonda que garante gratuidade no transporte público no dia do segundo turno das eleições, 30 deste mês. O projeto pode ser sancionado ou vetado pelo prefeito Antonio Francisco Neto. A autoria é do vereador Rodrigo Furtado. O projeto ainda garante passe livre em todas as eleições, se for sancionado.

O vereador lembrou que no primeiro turno Volta Redonda teve 20,45% de abstenções, ou seja, mais de 50 mil pessoas deixaram de votar. “O elevado índice de abstenções está ligado à crise econômica e a pobreza, o que impacta no direito do voto dos mais vulneráveis. Por isso se faz necessário o transporte gratuito e universal nos dias de votação obrigatória“, argumentou Rodrigo Furtado.

Há uma decisão do Supremo Tribunal Federal, do último dia 19, sobre a autorização do transporte gratuito para eleitores no segundo turno. Furtado argumentou que, apesar da autorização do STF não seria razoável prefeitos e concessionárias concederem transporte gratuito sem uma lei específica ou poderiam ser enquadrados em crime de responsabilidade fiscal ou eleitoral. “Com esta lei não haverá riscos desse tipo e ninguém poderá ser acusado de improbidade administrativa ou compra de votos. Conforme o ministro Barroso bem lembrou, qualquer transporte pode ser utilizado, até ônibus escolar. O importante é garantir que o direito ao voto, que fará toda diferença para o país, seja garantido“, defendeu Rodrigo.

Em Angra dos Reis governo já informou gratuidade no transporte no segundo turno

Assim como no 1º turno, a Prefeitura de Angra mantém a determinação que não haverá cobrança de passagens de ônibus no domingo, dia 30 de outubro, quando acontece o 2º turno das Eleições de 2022. No dia 2 de outubro, quando ocorreu o 1º turno, 39.448 pessoas foram beneficiadas.

A medida valerá para a cobrança das tarifas de transporte público coletivo no município de Angra dos Reis nos horários entre 6h30min e 20h30min. Neste período, ficará suspensa a execução do Programa Passageiro Cidadão, para que seja evitada a duplicidade nos subsídios.

O Decreto número 12.761 com a medida foi publicado no Boletim Oficial do município no dia 30 de setembro.
De acordo com o decreto, a suspensão abrange apenas o serviço público de transporte de passageiros por ônibus. O serviço irá operar com a frota disponibilizada em dias úteis, para atender o fluxo extra de pessoas em trânsito em direção às zonas eleitorais da cidade.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos