Projeto de lei diz que se consumidor achar nos supermercados produtos vencidos ganhará outro igual  

Por Carol Macedo
a voz da cidade

ESTADO

Foi votado nessa semana na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), projeto de lei de autoria do deputado licenciado, Gustavo Tutuca (PP). Prevê que supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares, sejam obrigados a oferecer ao consumidor que encontrar produtos vencidos nas prateleiras um produto igual dentro do prazo de validade gratuitamente. O projeto foi votado em segunda discussão e será encaminhado ao governador Cláudio Castro para sanção ou veto.

Segundo o projeto, se não houver um produto idêntico dentro da validade, o consumidor pode escolher um de valor equivalente. Os estabelecimentos deverão divulgar a regra por meio de cartazes. A medida não vale para quando o consumidor constatar o vencimento depois da compra. A fiscalização da norma cabe ao órgão estadual de proteção e defesa do consumidor, que poderá realizar convênio com os municípios. “Muitos consumidores acabam comprando de forma desapercebida produtos fora do prazo de validade. Os estabelecimentos precisam ser responsabilizados pela qualidade e pelo controle dos produtos que disponibilizam para venda”, justifica Tutuca.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos