Projeto de lei determina atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia

0

BARRA MANSA

Portadores de fibromialgia poderão ter prioridade nos atendimentos de órgãos públicos e empresas privadas. Esse é o teor do projeto de lei aprovado na última quinta-feira na Câmara de Vereadores. O autor é o presidente Luiz Furlani.

Para Furlani, muito se fala a respeito de fibromialgia e quem sofre precisa ter uma atenção especial. Ainda segundo ele, os estabelecimentos públicos estaduais e os privados devem incluir na fila de atendimento preferencial para idosos, gestantes e deficientes, também esse grupo. “O município disponibilizará Cartão de Identificação às pessoas acometidas pela síndrome e os estabelecimentos terão que fixar cartazes ou qualquer meio similar para identificar a prioridade”, explicou.

O projeto segue agora para análise do Executivo. Se sancionado pelo prefeito Rodrigo Drable, o projeto entra em vigor em até 60 dias, a partir da data de publicação em Diário Oficial.

A DOENÇA

Caracteriza-se por dor crônica que não tem cura e que causa dores no corpo, migra por vários pontos e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. É uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos. Os principais sintomas são: dor generalizada e redicivante; fadiga; falta de disposição e energia; alterações do sono que é pouco reparador; irritável; sensibilidade durante a micção; cefaleia; distúrbios emocionais e psicológicos.

 

Deixe um Comentário