Projeto de lei define política e desenvolvimento do turismo rural de Quatis

0

QUATIS

O município pode ter uma política e desenvolvimento do turismo rural. Esse é o teor de um projeto de lei aprovado durante sessão da última semana e que já seguiu para sanção ou veto do atual prefeito Bruno de Souza. A iniciativa é do vereador Paulo Vitor, o Vitinho (DEM), presidente do Legislativo e ele espera que com essa instauração, seja possível desenvolver o turismo rural na cidade.

O vereador lembrou que o turismo rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção, agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da cidade. “A promoção do turismo é uma maneira de agregar valor à produção, gerar empregos e renda de maneira sustentável no meio rural, melhorando a qualidade de vida das famílias e viabilizando sua permanência no campo. Além disso, é também uma maneira eficaz de promover a troca de conhecimentos entre as famílias urbanas e rurais, tendo em vista que as famílias urbanas da atualidade estão perdendo rapidamente suas conexões e laços de parentesco com famílias rurais, tornando as novas gerações ignorantes sobre os modos de vida, processos de produção e origem dos alimentos que são servidos à mesa. Somos privilegiados com inúmeras belezas naturais no meio rural. Quatis tem muito a oferecer, essa é a nossa identidade, vamos valorizar”, justificou o vereador.

O projeto de lei define diretrizes da Política Municipal Turismo Rural, como prioridade na parceria do Poder Público com a iniciativa privada; compatibilização das atividades de turismo rural com os princípios do desenvolvimento sustentável, promovendo resgate ou preservação dos valores culturais, históricos e do meio ambiente; estímulo à manutenção das atividades agropecuárias; utilização de mão de obra local; dentre outras.

No projeto, Vitinho, no artigo 5º, determina que os empreendimentos que observarem as diretrizes estabelecidas terão prerrogativa de atividade agropecuária, sendo reconhecidos como atividade rural. Ele solicita ainda que a prefeitura promova uma campanha de divulgação do potencial turístico da região de Quatis, confeccione material de divulgação e forneça, com tudo legalizado, a concessão de certificação de empreendimento de turismo rural de qualidade.

Uma das ideias para a cidade desenvolver é ter um outdoor com informações sobre os pontos turísticos de Quatis, na entrada do município, com informação de distância entre os mesmos, através de um aplicativo de QR Code. O presidente da câmara citou que o principal é oferecer ainda a oportunidade de auxiliar as pessoas que vivem da agricultura familiar. “Os turistas podem ir nos locais e comprar alimentos. No Quilombo de Santana, por exemplo, está sendo iniciada produção. Além de pessoas plantando, tem uma família que monta cestas com materiais orgânicos e vende”, contou, frisando que a implantação de todo tipo de esporte rural dará muito certo na cidade, como ciclismos, trilha, cavalgadas, corridas. “Quatis tem mais de 250 quilômetros de área rural”, completou.

 

 

Deixe um Comentário