BARRA MANSA
A Semana de Orientação Profissional para o Primeiro Emprego pode ser criada em Barra Mansa. Essa é uma proposta contida no projeto de lei de autoria do vereador Gilmar Lelis (PRTB) que foi protocolado neste mês na secretaria da Câmara Municipal. Se aprovado e sancionado pelo prefeito Rodrigo Drable (MDB), a semana acontecerá anualmente na última semana do mês de outubro.
Segundo o vereador, o processo da escolha da profissão é marcado por ansiedade e medos. “A orientação profissional para o primeiro emprego tem o objetivo de auxiliar os adolescentes a lidar melhor com esses sentimentos promovendo o autoconhecimento e reflexão acerca da escolha profissional. Desta forma, o jovem irá se sentir mais seguro na hora de tomar uma decisão, já que esta precisa ser fundamentada no desejo e nos objetivos que o adolescente projeta para seu futuro”, destacou Gilmar Lelis.
O projeto de lei menciona que as atividades destinadas à orientação profissional dos alunos serão para os devidamente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental. O artigo terceiro diz que o objetivo é informar aos estudantes quais são as profissões existentes no mercado de trabalho e seus requisitos para o ingresso. Prevê ainda esclarecer aos estudantes a respeito das atribuições e tarefas das principais profissões existentes no mercado de tralho, além de apresentar e esclarecer dúvidas acerca da Lei do Aprendiz Legal.
Para a aplicação da Semana de Orientação Profissional para o Primeiro Emprego seriam necessárias realizações de exposições durante as aulas, palestras, entrevistas, discussões em grupos e demais recursos didáticos disponíveis. O projeto ainda prevê a possibilidade da Secretaria de Educação de firmar parcerias com empresas privadas e públicas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e outras entidades escolares para aplicação da medida.