Projeto de lei cria semana da conscientização da depressão infanto-juvenil

0

VOLTA REDONDA

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores o projeto de lei que estabelece a criação da semana para conscientização sobre a depressão infanto-juvenil a ser realizada no mês de outubro, todos os anos. A proposta do vereador Fernando Martins foi aprovada em primeira votação e vai garantir que o assunto seja tratado com crianças e adolescentes da rede pública de ensino como forma de prevenção e possíveis encaminhamentos para tratamento em caso de diagnósticos favorável à doença. Ainda precisa retornar ao plenário para segunda votação e depois, se aprovada, encaminhada para sanção ou veto do prefeito Samuca Silva.

“A depressão é uma doença muito séria e que pode levar a morte. O projeto não poderia ter sido aprovado em um mês melhor, o do Setembro Amarelo, destinado a prevenção ao suicídio. Precisamos cuidar das nossas crianças e adolescentes. Com jogos, palestras e seminários podemos identificar casos de depressão e encaminhar para tratamento mais indicado”, ressaltou o vereador Fernando Martins.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno depressivo é a principal causa de incapacidade de realização das tarefas do dia a dia entre jovens de 10 a 19 anos. No Brasil, estima-se que a incidência do distúrbio gire em torno de 1 a 3% da população entre 0 a 17 anos, o que significa, mais ou menos, oito milhões de jovens. “Qualquer doença quando diagnosticada precocemente tem mais chances de cura. Com a depressão não é diferente. Precisamos falar sobre o assunto para acabar com esse tabu de ser frescura. É dever do poder público prover maneiras de cuidado e atenção a toda a população”, concluiu o vereador.

 

 

error: Conteúdo protegido !