PORTO REAL
Porto Real pode ter um Programa de Desenvolvimento Artesanal. Isso é o que consiste o projeto de lei de autoria da vereadora Fernanda Emerenciano dos Santos (PDT), que foi aprovado na última quarta-feira, 17. Objetivo é divulgar o artesanato local, como também desenvolver atividades que valorizem o trabalho do artesão que mora na cidade, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico.
O projeto de lei, que segue para sanção ou veto do prefeito Alexandre Serfiotis, prevê que o cadastramento dos artesãos junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; criação da Rede Municipal do Empreendedorismo Artesanal, com o objetivo de possibilitar a troca de experiências, intercâmbios, desenvolvimento de negócios solidários para o fortalecimento econômico do segmento; mapeamento do setor artesanal para elaboração de políticas públicas adequadas; capacitação dos profissionais e a realização de Feiras e Exposições. Ainda existem outros benefícios ao artesão local.
Dentre as ações que serão implementadas a partir da sanção do Projeto de Lei e a consequente execução do programa, destacam-se o cadastramento da categoria junto à. O projeto prevê ainda uma série de outros benefícios ao artesão local. “O que pretendemos é incentivar a produção e comercialização de produtos artesanais em Porto Real, oferecendo melhores condições aos nossos artistas para a difusão da prática, gerando mais trabalho e renda à categoria. Nossos artistas estão prontos para este desafio, mas precisam de incentivo e é aí que entra o poder público com programas como este, que será de suma importância principalmente neste período de crise pós-pandemia”, justificou a vereadora Fernanda.