‘Projeto Criolice’ se apresenta em Volta Redonda em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Maior roda de samba do Rio de Janeiro será ponto alto das comemorações promovidas pela Prefeitura de Volta Redonda; evento acontece no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília

Por Roze Martins
365379fd 2484 4e12 a28a d02e6a8659a0

VOLTA REDONDA

O Mês da Consciência Negra em Volta Redonda está recheado de atrações e tem como ponto alto uma roda de samba com a apresentação do “Projeto Criolice”, um movimento cultural oriundo da Zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento acontece nesta quarta-feira, 20, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. A abertura será às 13h. Vale lembrar que, depois da promulgação de um decreto presidencial no fim de 2023, o dia 20 de novembro, pela primeira vez este ano, será feriado nacional.

Com a proposta de resgatar a ancestralidade africana da música brasileira, passando pelo jongo e pelas canções de terreiro, o “Projeto Criolice”, formado exclusivamente por músicos negros, após sete anos de existência, tornou-se a maior roda de samba do Rio de Janeiro. Durante o evento os participantes poderão apreciar sambas de raiz, sucessos da nova geração e as músicas de umbanda e candomblé.

A coordenadora do Memorial Zumbi, Renata Ferreira, ressalta que o espaço trabalha a cultura afro-brasileira durante o ano inteiro. “Durante o mês de novembro criamos uma programação especial para debater, conversar e comemorar. As ações realizadas durante o ano todo integram uma política permanente da Prefeitura de Volta Redonda para promoção da igualdade racial”.

O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, destaca a importância do evento. “Nossa missão é fomentar a cultura em todos os segmentos e oferecer opções culturais gratuitas e de qualidade para a população”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, Edson Quinto, que criou uma lei instituindo a “Semana de Prevenção e Combate ao Racismo” no município de Volta Redonda, ressalta a importância da data. “O nosso objetivo é promover a igualdade racial, incentivar o diálogo sobre a questão racial e combater atitudes discriminatórias. É preciso criar espaços para discutir e educar sobre o tema, promovendo o respeito à diversidade racial e étnica”.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos