Projeto “Conexão RH” do UGB-Ferp debate Lei Geral de Proteção de Dados com empresários  

0

VOLTA REDONDA
Representantes de diversas empresas da região, como Zamix, Drogaria Retiro, Gráfica Drumond, Storm Gel Ambiental, Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Beleza Natural, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Aldeia das Águas e outras, participam, na manhã de quarta-feira, dia 28, do evento “Conexão RH: Desafio da Lei Geral de Proteção de Dados”. O encontro foi promovido pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-Ferp) e aconteceu no Auditório Sylvio Shad, no campus Volta Redonda.
O evento empresarial teve como debatedores os professores Carlos Barbosa Ribeiro e Raphael de Andrade Naves. Foi discutida a Lei nº 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020 e traz regras para o tratamento dos dados de pessoas físicas, tanto em atividades que se utilizam da internet quanto em outras tradicionais. Durante o encontro, os especialistas apresentaram os pontos de maior impacto na rotina das empresas, discutindo formas de adequar suas atividades à nova lei.
Segundo o coordenador do curso de Direito, professor Carlos Barbosa Ribeiro, a adequação das empresas à LGPD agrega valor ao seu nome, em razão da confiabilidade e do respeito ao tratamento de dados de seus colaboradores e consumidores. “Além disso, a adequação gera a organização dos dados que tramitam dentro da organização e, consequentemente, evita eventuais sanções impostas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e ações judiciais”, explicou o professor.