SUL FLUMINENSE
Os produtores proprietários de imóveis rurais de Barra do Piraí e Valença, interessados em participar do projeto Conexão Mata Atlântica, têm até o dia 31 de agosto para se inscreverem. O programa valoriza agricultores que adotam ações de conservação de floresta nativa, recuperam áreas degradadas e implementam práticas agrícolas sustentáveis, recompensando, por meio de mecanismo financeiro de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), proprietários que atuam nas microbacias do estado.
São seis microbacias das regiões hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e Itapaboana e Médio Paraíba do Sul. Esses produtores da região estão dentro dos limites da microbacia de Rio das Flores.
Até o momento, mais de 50 produtores rurais de Barra do Piraí e Valença já manifestaram interesse no projeto. Os que deram início ao processo de seleção estão em fase de apresentação da documentação e elaboração da proposta técnica, o que indicará as áreas e ações a serem trabalhadas nas propriedades.
Para participar, os produtores rurais podem procurar as unidades executoras locais para obterem informações e assistência técnica sobre a documentação necessária e a elaboração da proposta técnica.
Os produtores poderão contar com o suporte técnico da equipe contratada do projeto para a inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e para implementação do Plano de Ação. O edital pode ser conferido no site www.inea.rj.gov.br/conexaomataatlantica.