Projeto ‘Capoeira é História e Educa’ de Itatiaia realiza batizado

0

A Secretaria de Esporte realiza no domingo, dia 21, a partir das 9 horas, no Ginásio Jarbas José dos Santos, a cerimônia de batizado dos 85 alunos participantes do projeto “Capoeira é História e Educa”, que receberão a primeira corda. O evento, que será realizado no Ginásio Poliesportivo Jarbas José dos Santos que fica anexo ao Colégio Reinaldo Maia Souto na Avenida dos Expedicionários, s/nº, Centro, é aberto à comunidade e tem entrada gratuita.

Na abertura da cerimônia será feito o 1º campeonato interno do projeto que tem o objetivo de formar cidadãos e proporcionar integração entre os moradores de diferentes bairros da cidade. Considerado um momento honroso para o capoeirista, o batizado consiste numa roda de capoeira solene e festiva, na qual alunos novos recebem a primeira corda e os demais podem passar para graduações maiores, com cordas de cores diferentes.

De acordo com o professor do projeto, mestre Rogério Leite, o Coronel, esse é o momento mais esperado pelos alunos que treinaram por cerca de oito meses para alcançar a graduação de iniciantes e receberem a corda branca com ponta amarela. “Atualmente, temos 125 alunos que praticam em quatro polos na cidade, porém, alguns entraram recentemente e por isso apenas 85 participarão do batizado, inclusive os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Toda arte tem sua graduação e na capoeira ela é representada pela corda. Esse será o primeiro batizado do projeto então todos receberão a corda branca com ponta amarela, de iniciantes, e a partir daí continuarão como alunos efetivos em busca de outras cordas”, comentou o mestre Coronel.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !