Projeto Campo Limpo retira embalagens de defensivos agrícolas do distrito Santa Rita de Cássia

0

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa encaminhou nesta terça-feira, dia, cerca de 100 quilos em embalagens de agrotóxicos para o Centro de Recolhimento de Paty do Alferes. O material foi coletado durante a última semana no distrito Santa Rita de Cássia, um dos maiores produtores de folhosas da região Sul Fluminense.

De acordo com o secretário da pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Projeto Campo Limpo tem a finalidade de retirar da natureza as embalagens, que podem se tornar potenciais agentes de contaminação ambiental. “Nossa meta é promover o descarte correto do produto, evitando a contaminação do solo, dos rios e córregos e a intoxicação dos seres vivos”, destacou o secretário, ressaltando que o projeto é desenvolvido em parceria com o Núcleo de Defesa Agropecuária de Barra Mansa, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e os agricultores.

O chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária, Marcos Alexandre da Silva, avaliou que a iniciativa atende as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sobre a armazenagem e descarte das embalagens. “O produtor deve seguir as orientações, caso contrário corre o risco de ser multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) com valores que variam entre R$ 500 e R$ 2 milhões”, esclareceu.

O Centro de Recolhimento de Paty do Alferes recebe as embalagens de defensivos agrícolas e faz o encaminhamento para a Central em Campos dos Goytacazes, no norte do estado, onde o material é vendido para empresas de reciclagem.

Deixe um Comentário