BARRA DO PIRAÍ
Visando inspirar e capacitar empreendedores e produtores culturais, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa em parceria com o Instituto Futuros realiza a oficina gratuita sobre planejamento e gestão de projetos culturais que o projeto ‘Caminhos Criativos’. O objetivo é transformar suas ideias em projetos viáveis e sustentáveis para poderem gerar impacto social e cultural.
A atividade será realizada no sábado, dia 11, entre 9 e 13 horas, no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel, no Centro. A realização é da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa em parceria com o Instituto Futuros. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas por meio de formulário disponível em https://encurtador.com.br/n0H0S.
O encontro pretende apoiar os participantes no processo de construção, desenvolvimento e gerenciamento de seus projetos, que podem estar inseridos em áreas diversas como artes cênicas, música, moda, design e audiovisual, dentre outros. Com duração de quatro horas, a oficina abordará temas essenciais aos empreendedores como estruturação, planejamento, orçamento, fontes de financiamento, gestão e prestação de contas. Ao fim do encontro, os empreendedores presentes receberão um certificado de participação.
EDITAL PARA CICLO DE ACELERAÇÃO
Com investimento de R$ 2,9 milhões, o projeto Caminhos Criativos abre hoje as inscrições para um edital que selecionará 30 iniciativas do Estado para um ciclo de aceleração de cinco meses, de janeiro a junho de 2026. O ciclo contará com atividades como 720 horas de mentorias individualizadas, além de workshops, palestras e rodas de conversas. As inscrições para o edital devem ser feitas até 7 de novembro pelo site editais.institutofuturos.org.br.
Desde 2017, mais de 1.300 empreendedores foram impactados pelos programas promovidos pelo Instituto – sendo 153 deles em 10 ciclos de aceleração realizados nos últimos nove anos.
A metodologia e implementação do “Caminhos Criativos” é realizada pelo Instituto Futuros e tem realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Escola Estadual de Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc.