Projeto Caminhadas da Natureza circuito ‘Visconde de Mauá’ neste sábado em Resende

0

RESENDE

O projeto Caminhadas da Natureza promove o circuito “Visconde de Mauá” neste sábado, dia 21. Serão 4,7 quilômetros de percurso, passando por pontos turísticos como a sede do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), o bosque do Visconde e a Vila de Visconde de Mauá. A previsão da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo é que 200 pessoas participem da caminhada.

O projeto Caminhada na Natureza iniciou no Brasil em 2006, numa parceria do ONG Anda Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o objetivo de estimular o desenvolvimento territorial sustentável, valorizando a agricultura familiar e seu modo de vida. “O evento é um sucesso inspirado em um projeto originalmente desenvolvido na França e que hoje ocorre em 40 países. Contato com a natureza, com o nosso ecossistema e com as belezas da nossa região. Recomendamos a atração para todos que querem se conectar com a natureza”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Tiago Diniz.

PERCURSO

A concentração será às 8 horas, na sede do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS). No local, haverá um aquecimento para que os participantes prossigam de maneira mais sadia. O início da caminhada será às 9 horas. O participante caminhará por uma pequena trilha atrás da sede do PEPS, saindo em uma rua que dá acesso a trilha do Bosque do Visconde. De lá, o participante seguirá até o mirante que dá vista para o Lote 10 e a Pedra Selada. Neste ponto, entrará em uma trilha em meio a mata. Na sequência, há uma subida forte até o cume do morro, onde terá uma vista panorâmica da região de Visconde de Mauá. Deste ponto, os participantes seguirão até um grupo de araucárias e de lá caminharão até a pista de downhill. Depois, vão descer pela pista até chegar em uma pequena ponte.

A trilha pela mata (próxima ao Lote 10) é utilizada por praticantes de Mountain Bike e vai terminar junto ao Bosque do Visconde. Caminha-se pelo Bosque até retornar à rua e depois para a sede do PEPS, encerrando o circuito.