Projeto ‘Câmara de Portas Abertas’ recebe 25 alunos de escola

0

BARRA MANSA

O projeto “Câmara de Portas Abertas” teve na manhã de ontem sua primeira visita. Vinte e cinco alunos do Ensino Médio, do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, estiveram no Legislativo para conhecer de perto seu funcionamento. Eles foram recebidos pelo vereador Wellington Pires (PP) que apresentou toda a estrutura física e administrativa da Casa. Estiveram ainda presentes o presidente Marcelo Borges (PDT) e os vereadores Thiago Valério (PPS), Gilmar Lelis (PRTB), Gilson de Assis Lopes, o Gilson Pooxa Vida (PSDB) e Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza (PSC).

O projeto não foi ainda oficializado no Legislativo. Foi lançado no dia 10 de agosto durante a Flumisul e prevê criar uma maior interação entre o Legislativo, munícipes, entidades e representantes de associações diversas. Está sendo finalizado um projeto de resolução, que será de autoria dos vereadores Wellington Pires e Marcelo Borges. A intenção que é o projeto aconteça mensalmente mediante agendamento prévio.

VISITA

Durante a visita de ontem, os alunos foram acompanhados pelos professores André Couto e Wagner Luis Bruno Naves. Os estudantes conheceram o plenário do Palácio Barão de Guapi, local onde a câmara funcionou até 2006, mas ainda abriga eventos, como sessões solenes. A história do prédio foi contada pelo vereador Wellington Pires. Ele mencionou, inclusive, que o local receberá melhorias com a restauração da fachada, por meio de convênio firmado entre a prefeitura e o governo estadual.

Na atual sede do Legislativo, os estudantes conheceram o funcionamento de cada setor, como por exemplo, a secretaria. “Todas as matérias a serem discutidas em plenário passam pela secretaria, que despacha para as comissões permanentes, constituídas por vereadores que avaliam todo o teor”, explicou. O presidente Marcelo Borges aproveitou para ressaltar que as instalações contam com sistema de câmeras de segurança e relógio de ponto para comprovar a presença dos funcionários, garantindo transparência.

Os gabinetes dos vereadores foram apresentados aos estudantes e ainda o plenário Ademir Melo, onde acontecem as sessões ordinárias.

PROJETO DA ESCOLA

O professor Wagner Naves acrescentou que a visita foi parte da programação do ‘Feirão de Humanas’, um evento promovido pelo Barão de Aiuruoca com o intuito de desenvolver o senso crítico dos estudantes e debater temas da atualidade. “Tivemos mesa-redonda sobre Reforma Trabalhista e Direitos Humanos, entre outras atividades para discutir a democracia. Queremos que eles conheçam, na prática, o funcionamento dos poderes porque na sala de aula já tratamos essas questões”, afirmou.

ESTUDANTES DO ANA ELISA GREGORI CONHECEM A CÂMARA DE VEREADORESEstudantes foram recepcionados pelos vereadores que explicaram todo o funcionamento do Legislativo de Itatiaia – Foto: Divulgação

Cerca de 30 estudantes do Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori visitaram nessa semana a Câmara de Itatiaia na última terça-feira. A visita solicitada pela direção da escola faz parte do projeto “Civismo e Cidadania”, da professora Natália Costa da Silva, que acompanhada da orientadora pedagógica Maria de Fátima Andrade, levaram os alunos devido as celebrações da Semana do Dia da Independência. Os visitantes foram recebidos pelo vice-presidente, vereador Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho (PRB), além dos vereadores João Marcio Albino Silva (PRB), José Adelson Rodrigues de Oliveira, o Toroca (PSB) e Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino (PMDB).

Segundo a professora Natália, o projeto tem como público alvo os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e visa motivar e despertar na comunidade escolar o amor e o respeito pela Pátria, estudando o passado histórico e a significação da data Sete de Setembro, comemorada hoje. “As datas comemorativas têm uma grande importância, uma vez que procuram resgatar valores, que muitas vezes vão ficando esquecidos ou vão perdendo seu verdadeiro significado, onde se prioriza o feriado e não a importância da data. Por isso, propomos que na semana da pátria se trabalhem os variados conceitos  para resgatar a história e o verdadeiro valor do civismo e do patriotismo. A comemoração da Semana da Pátria representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando a oportunidade de formar o conceito de Pátria, despertar o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos Símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico”, disse a professora.

O projeto será desenvolvido ao longo da semana da Pátria, buscando envolver as disciplinas de História, Língua Portuguesa, Artes, Geografia e Educação Física e/ou das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, incluindo a visita ao Legislativo Itatiaiense. “Aproximadamente 30 alunos, na faixa etária de dez anos, conheceram as dependências do Legislativo Itatiaiaiense, seus vereadores e como apresentam seus trabalhos como Projetos de Lei, Ante-Projeto de Lei, Requerimentos Verbais, Moções de Aplausos, Congratulações e Pesar, além dos trabalhos administrativos e de Comunicação Social e Imprensa do Legislativo Itatiaiense”, explicou a educadora.

Deixe um Comentário